LF Idiomas

Imagem para o artigo sobre como conciliar duas carreiras ao mesmo tempo

Como manter duas profissões em paralelo

O fenômeno das carreiras múltiplas está em ascensão no Brasil e no mundo. Os motivos que levam as pessoas a aderirem à jornada dupla são os mais variados: complementar renda, buscar realização pessoal ou até mesmo tentar uma transição de carreira de forma segura.

Além de poder aumentar a renda no final do mês, manter duas profissões traz algumas vantagens, como maior proteção contra o desemprego, fortalecimento do networking, além do desenvolvimento de algumas habilidades para manter a rotina de dois trabalhos, como gestão de tempo, por exemplo.

Para quem está considerando a possibilidade de ter duas (ou mais) profissões, confira a seguir algumas dicas para você organizar a sua rotina e ter sucesso nos seus empreendimentos.

1 – Analise seu perfil e situação profissional

Antes de se lançar em um novo trabalho, é importante avaliar como está sua rotina profissional: você costuma trabalhar nos fins de semana, feriados e viajar a trabalho? Quanto tempo tem disposto para passar com sua família e passear com os amigos?

É preciso avaliar se sua profissão e compromissos familiares permitem a jornada dupla.

Outro fator a ser considerado é o seu perfil profissional. Pessoas mais dispostas a se arriscar profissionalmente tendem a se interessar mais por manter mais de uma profissão, enquanto profissionais mais conservadores tendem a investir em apenas um segmento.

2 – Organize sua rotina

Não importa a razão pela qual você procurou ter duas profissões em paralelo, é preciso saber gerir o seu tempo para dar conta das demandas diárias. É certo que sua rotina terá menos horas livres e contará com mais responsabilidades.

Saiba priorizar as atividades, anote-as e distribua conforme os horários disponíveis. Verifique as tarefas que precisam de maior urgência e quais podem esperar. Com uma boa organização da rotina, é possível ter duas profissões e ter momentos de lazer e relaxamento.

3- Invista nos seus estudos

A qualificação profissional pode ser essencial na hora de se lançar em uma nova carreira. Além de trazer novos conhecimentos, você poderá desenvolver as habilidades necessárias para atuar na nova profissão.

Uma segunda graduação, pós-graduação ou até mesmo cursos extracurriculares, como os de idiomas, por exemplo, podem ser peça chave para você entrar em um determinado segmento. Se você tem uma rotina muito ocupada, é possível aprender de qualquer lugar do Brasil e do mundo por meio do ensino a distância.

4 – Aprenda a dizer não

Ao manter duas profissões em paralelo, é provável que você tenha que abrir mão de alguns compromissos e eventos, principalmente fora do horário comercial e nos fins de semana, como aniversários, casamentos, passeios, entre outros. 

Isso não significa que você deva eliminar qualquer tipo de atividade prazerosa da sua vida, mas deve escolher aquelas que condizem com sua rotina e prioridades.

5 – Mantenha o foco

Em um mundo cheio de distrações, é imprescindível manter o foco em seus objetivos, seja anotando no papel, no celular ou mentalizando o porquê de manter duas profissões em paralelo, pois é bem provável que você enfrentará obstáculos, problemas ou ficará exausto (a).

Ter o foco ajudará a evitar distrações e alcançar os seus objetivos a longo prazo.

6 – Cuide da sua saúde física e mental

Mesmo tendo mais de uma profissão e uma rotina ocupada, é preciso ter momentos de lazer e de autocuidado, para evitar stress e a síndrome de burnout.

Realizar atividades físicas contribuem para reduzir o estresse e melhorar sua qualidade de vida.

Conclusão

Ter duas profissões em paralelo pode ser bem desafiador, mas com planejamento e foco é possível ter sucesso em duas carreiras e desfrutar de momentos de lazer e relaxamento. Além disso, é importante cuidar da sua saúde, para que você tenha mais qualidade de vida e consiga manter as duas atividades por um bom tempo.

Para mais dicas de línguas estrangeiras e desenvolvimento pessoal, acesse o nosso blog.

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.