LF Idiomas

Como manter o foco em um mundo cheio de distrações

Manter o foco adequado nas tarefas do trabalho é essencial para garantir que cada pessoa obtenha seu melhor desempenho, produtividade e capacidade de realização. Entretanto, hoje em dia existem muitos “ladrões de tempo”, como os smartphones, excesso de informações e publicidade.

Com isso, estar totalmente focado nas tarefas não é tão simples assim, mas você pode melhorar sua concentração através de alguns hábitos.

Veja a seguir algumas dicas de como manter o foco no trabalho e evitar distrações.

Faça um planejamento no dia anterior

Na noite anterior, anote os seus compromissos para o próximo dia e qual a estimativa de tempo que cada um deles tomará. Além disso, procure decidir sobre algumas rotinas, como a roupa que vestirá e em qual horário se levantará.

Cultivar o hábito de planejar o próximo dia tornará suas manhãs mais tranquilas, diminuirá a chance de você se atrasar e os seus compromissos para o próximo dia ficarão organizados.

Reduza suas fontes de distração

Qualquer forma de distração é inimiga de quem deseja manter o foco no trabalho. Dessa forma, evite ficar a todo momento navegando nas redes sociais e verificando e-mails. Além disso, utilize apenas as abas do navegador necessárias para as suas tarefas.

Atente-se também às distrações físicas, como a mesa desorganizada e os ruídos sonoros. Se puder, tire um tempo para arrumar o seu local de trabalho e utilize fones de ouvido e ouça alguns vídeos no Youtube com sons binaurais para ajudar a manter o foco no trabalho.

Experimente alguma técnica de gestão de tempo

Uma boa estratégia de gestão de tempo pode melhorar o seu foco no trabalho, ajudando a cultivar hábitos efetivos para o seu dia a dia. Algumas técnicas para quem deseja organizar o tempo são:

Pomodoro – A técnica Pomodoro reveza os horários de distração e trabalho. Para utilizá-la, você divide o seu tempo de tarefas em períodos de 25 minutos. Passado este tempo, você faz um pequeno intervalo de 5 minutos, para um pequeno descanso. A cada 4 intervalos de 25 minutos é feita uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

Princípio de Pareto – Também conhecido como a regra 80/20, baseia-se na ideia que 80% dos resultados partem de 20% das causas. No contexto da produtividade, o princípio de Pareto significa que algumas tarefas têm importância maior para os seus resultados, sendo recomendado focar nelas para maximizar sua produtividade.

Quem deseja aplicar o Princípio de Pareto precisa mapear as tarefas que precisa realizar e priorizá-las de acordo com os resultados, executando primeiro aquelas de maior impacto.

Eat the Frog – No método eat the frog (engolir sapo), as tarefas mais difíceis são realizadas antes de outros trabalhos. O objetivo é evitar a procrastinação, bem comum quando deixamos uma tarefa complexa para o período da tarde.

Defendendo esta técnica, o escritor Mark Twain uma vez escreveu:

“If it’s your job to eat a frog, it’s best to do it first thing in the morning. And If it’s your job to eat two frogs, it’s best to eat the biggest one first.”

que pode ser traduzido como:

“Se o seu trabalho é engolir um sapo, é melhor fazer isso logo no começo da manhã. Se o seu trabalho é engolir dois sapos, a melhor coisa a ser feita é começar engolindo o maior sapo de todos primeiro.”

Descanso também é importante para manter o foco

Ter uma boa noite de sono é essencial para ter um dia produtivo. Pessoas que dormem pouco tendem a sofrer de mau humor e indisposição, além de prejudicar a saúde a longo prazo. Como consequência, o foco e a produtividade são prejudicados.

Dessa forma, evite hábitos que tiram o seu sono quando estiver muito tarde, como utilizar o celular e assistir televisão, para que você relaxe e entre em estado de sonolência com facilidade.

Cuide do seu bem-estar

Cuidar da saúde, tanto física quanto mental, é essencial para manter o foco no dia a dia. Quando estamos bem, conseguimos pensar melhor e controlar o estresse. Dormir 8 horas por dia, fazer exercícios e ter uma alimentação balanceada são hábitos que podem contribuir positivamente para a sua saúde. Além disso, ter momentos de lazer e cultivar um hobby podem contribuir positivamente com sua saúde mental.

Conclusão

Manter o foco se torna mais fácil quando cuidamos da nossa saúde e adotamos algumas técnicas de gestão de tempo. Além disso, quando organizamos nosso ambiente de trabalho, evitamos distrações e conseguimos nos concentrar nas tarefas com mais facilidade.

As pausas são tão essenciais quanto à execução de tarefas, pois não conseguimos manter o foco em uma tarefa 100% do tempo e nosso cérebro precisa de um momento para descansar.

Para mais dicas de desenvolvimento pessoal e aprendizado de idiomas, acesse o nosso blog, e lembre-se: conte sempre com o LF Idiomas.

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.