LF Idiomas

7 dicas para melhorar o listening em inglês

O listening (escuta) está entre as quatro competências necessárias para se comunicar em inglês. Muitos estudantes consideram tal habilidade extremamente desafiadora, por estudarem há muito tempo e não conseguirem melhorar sua compreensão auditiva.

A seguir listamos algumas dicas para conseguir entender o inglês falado no dia a dia.

1 – Estude pronúncia

Para melhorar o listening, é necessária uma boa base da pronúncia em inglês. Dessa forma, recomendamos estudar os sons da língua inglesa, tentar repeti-los e ver como são utilizados no dia a dia.

Um fenômeno muito comum em inglês é a junção de sons, dando a impressão que uma frase é apenas uma palavra, como por exemplo:

What do you want to do?
(O que você quer fazer?)

Enquanto muitos materiais de aprendizado de inglês trazem áudios com cada palavra sendo pronunciada separadamente, é extremamente comum os falantes nativos falarem algo semelhante a “whaddayawanna do?”, o que pode deixar muitos estudantes confusos.

Dessa forma, recomendamos estudar alguns elementos do inglês falado, como:

  • Contrações;
  • Entonação;
  • Pares mínimos;
  • Sílabas tônicas das palavras.

2 – Desenvolva a compreensão contextual

De início, procure exercitar suas habilidades de escuta visando entender a mensagem principal do interlocutor, mesmo que você não tenha entendido todas as palavras que ele disse. Não importa o conteúdo e nem o sotaque presente no vídeo, seu objetivo deve ser entender o assunto que a pessoa está abordando.

Ficar tentando entender cada palavra dita pode te distrair e tirar o foco principal de uma língua, que é a comunicação.

3 – Ouça músicas em inglês

Aprender um idioma através de músicas é uma forma bem conhecida de unir diversão e estudos. Além de poder escolher as canções do seu gênero favorito, você se expõe à língua falada e desenvolve o listening.

Para dar início aos seus estudos, monte sua playlist com suas músicas favoritas e procure as letras em sites como o Vagalume, por exemplo. Logo após, acompanhe a canção com a letra, cantando junto. Anote as palavras e expressões desconhecidas e busque pelo significado no dicionário.

Quando se habituar a uma determinada música, tente escutá-la sem a letra.

4 – Ouça rádios em inglês

Além de tocar músicas, nas rádios também é possível ouvir a entonação natural dos falantes da língua inglesa, pois muitas estações falam sobre notícias e trazem convidados para comentar sobre determinado tema.

Dessa forma, é interessante reservar um tempo e sintonizar em uma programação da sua preferência, até mesmo enquanto estiver realizando uma tarefa doméstica.

Sites como Radio Garden permitem encontrar uma infinidade de rádios espalhadas pelo mundo, com programações em tempo real. Descubra as mais diferentes estações ao redor do planeta e aproveite para entrar em contato com os mais diversos sotaques, não apenas o britânico e o americano.

5 – Assista vídeos/filmes

Para treinar o listening, a dica é assistir filmes ou vídeos com a legenda em inglês, para que você se acostume com a entonação, ritmo e pronúncia da língua inglesa.

A ideia deste exercício é que na primeira vez você acompanhe os vídeos com as legendas e logo após veja novamente sem qualquer auxílio.

Além de melhorar sua habilidade de escuta, os filmes e séries trazem uma grande variedade de expressões idiomáticas, collocations e vocabulário.

6 – Conheça os principais sotaques

Por ser uma língua franca, o inglês é falado em diversas partes do mundo. Dessa forma, existem diversos sotaques, que, dependendo da sua habitualidade, podem ser difíceis de compreender.

Recomendamos que você se exponha às mais diversas variedades da língua inglesa, para que futuramente você possa utilizá-la nos mais diversos contextos e conseguir se comunicar com pessoas dos mais variados locais.

7 – Desafie-se

Conforme sua habilidade de escuta for se desenvolvendo, aumente, continuamente, o nível de dificuldade do material que você seleciona. Se o sotaque britânico for facilmente compreendido por você, por exemplo, talvez seja a hora de tentar se expor ao inglês americano. Dessa forma você estará melhorando seu conhecimento na língua inglesa continuamente.

Conclusão

O listening pode ser desenvolvido por meio de diferentes técnicas e muito treinamento. É importante ter uma boa base de pronúncia, começar por um conteúdo mais fácil e ir aumentando a dificuldade gradativamente.

Acesse nosso blog para mais dicas de idiomas e desenvolvimento pessoal. Lembre-se que você pode contar com o LF Idiomas para aprender inglês e desenvolver suas habilidades na língua. Para saber mais, entre em contato conosco.

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.