Como se destacar no mercado de trabalho?
Diante da enorme competitividade do mercado de trabalho atual, é preciso investir em estratégias para crescer na carreira e se destacar.
Estabelecer objetivos, investir em qualificação e desenvolvimento de soft skills são alguns exemplos do que pode ser feito para conseguir se destacar no mercado de trabalho. Tais atitudes ajudam a se manter a par das mudanças no setor em que atua e também a crescer profissionalmente.
Para quem busca melhorar como profissional, é preciso se preparar e ter informações em mãos. Para ajudar na sua jornada profissional, o LF Idiomas separou algumas dicas de como você pode se destacar no mercado de trabalho. Veja a seguir:
7 Dicas para se destacar no mercado de trabalho
1 – Estabeleça metas para sua carreira
Ter planejamento e foco, especialmente em um mundo cheio de distrações, ajuda a tomar decisões estratégicas para você alcançar os seus objetivos e atingir metas.
Procure montar um plano de carreira para que você possa mapear os seus objetivos profissionais no curto, médio e longo prazo, para assim avaliar as ações a serem tomadas, a qualificação necessária e aumentar as chances de êxito.
Saber por onde começar para estabelecer suas metas é o primeiro passo para reduzir suas chances de estagnação profissional.
2 – Faça networking
Procure conhecer pessoas e estabelecer contatos com elas, seja na sua empresa, em uma reunião, eventos profissionais ou até mesmo durante a realização de um hobby, pois por meio do seu networking é possível alcançar novos horizontes na sua carreira.
A partir de conversas entre profissionais é possível estabelecer laços e conhecer pessoas da sua área de atuação, seja para tirar dúvidas, participar de projetos ou até mesmo conseguir indicação em uma empresa.
3 – Desenvolva sua inteligência emocional
As soft skills caminham junto às habilidades técnicas, sendo a inteligência emocional uma das características mais valorizadas pelos recrutadores. É importante frisar que por mais qualificado que um profissional seja, é preciso ter habilidades emocionais e sociais para lidar com os desafios que podem surgir no cotidiano, principalmente ao lidar com outras pessoas.
Hoje em dia existem cursos e livros que abordam o tema inteligência emocional e sua importância. Desenvolver tal habilidade trará benefícios para sua vida profissional e pessoal.
4 – Invista na sua qualificação profissional
Para se destacar no mercado de trabalho atual, é preciso investir em novos conhecimentos, mesmo depois da conclusão de um curso universitário. Formações complementares, como o aprendizado de ferramentas, estudo de idiomas ou até mesmo uma pós-graduação, ajudam a se atualizar e se tornar um profissional multifacetado.
5 – Atualize seu LinkedIn
Com a crescente digitalização do nosso cotidiano, não poderíamos deixar de falar da importância das redes sociais com foco corporativo, especialmente o LinkedIn.
A plataforma reúne cerca de 51 milhões de usuários no Brasil, podendo trazer visibilidade diante de outros profissionais e recrutadores
Dessa forma, capriche na hora de preencher o seu perfil na plataforma, incluindo formação acadêmica, conquistas como profissional, proficiência em línguas estrangeiras, certificados e referências profissionais. Se possível, crie um perfil em inglês para ter maior alcance.
6 – Seja proativo
Entre as características profissionais mais procuradas pelas empresas, a proatividade é uma delas. Um indivíduo proativo é aquele que tem a iniciativa de antecipar os problemas e buscar soluções, sem precisar aguardar ordem de um superior.
Você pode desenvolver sua proatividade estudando sobre os processos e estruturas da empresa onde trabalha, se oferecendo para ajudar colegas de trabalho e oferecendo sugestões e ideias para os desafios do dia a dia.
7 – Desafie-se
Não importa a idade ou tempo de carreira em um determinado local, há sempre novos desafios que podemos encarar, por isso, não tenha medo de se arriscar. Sair da zona de conforto ajuda a desenvolver novas habilidades, tornando um profissional mais completo.
Procure conhecer áreas complementares a qual você atua, estude sobre campos de trabalho do seu interesse e avalie a possibilidade de estudar e atuar em um novo setor, isso pode trazer um grande amadurecimento profissional.
Conclusão
Por meio dos estudos, foco e consistência é possível chamar a atenção dos superiores e recrutadores, crescer em uma empresa e se destacar profissionalmente. É importante ter atitudes que gerem bons frutos onde você estiver atuando, para se tornar um profissional com mais chances de subir na carreira.
Acesse o nosso blog e confira mais dicas de desenvolvimento profissional e aprendizado de idiomas.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário