LF Idiomas

Imagem com a descrição do it now (faça agora) para o artigo sobre como evitar a procrastinação.

Como evitar a procrastinação?

As tarefas do nosso dia a dia, como o trabalho, a pós-graduação e as obrigações familiares podem se acumular quando adiamos o que precisamos fazer. Entretanto, com algumas técnicas e com um bom planejamento, é possível evitar a procrastinação e aumentar a produtividade diária.

Confira a seguir alguns truques para não procrastinar as atividades do dia a dia.

7 dicas para evitar a procrastinação

1 – Liste suas demandas

O primeiro passo para evitar a procrastinação é saber quais são as atividades que precisam ser realizadas, por isso, comece listando todas as demandas. Depois, defina prioridades. Escolha apenas poucas tarefas para realizar por vez. As demais atividades podem ficar no “banco de espera”. Conforme você realiza as tarefas  prioritárias, as do banco podem ser eleitas para execução.

Ferramentas como o Trello, por exemplo, ajudam a organizar prazos e categorizar suas tarefas.

Além de listar suas atividades, é recomendado definir horários específicos para cada atividade, com início e fim determinado. O uso de agendas ou aplicativos ajuda a manter o seu dia a dia mais organizado.

2 – Estabeleça metas pessoais

É preciso definir objetivos claros nas suas atividades para evitar a procrastinação. Procure estabelecer metas a curto, médio e longo prazo, para assim conseguir encarar suas atividades diárias com maior seriedade e dedicação.

Evite elaborar metas irreais e sem chances de conclusão para você não se decepcionar e acabar adiando suas atividades, levando à procrastinação.

3 – Divida o trabalho em pequenas tarefas

Uma forma de evitar a procrastinação é dividindo suas atividades em várias mini tarefas. Dessa forma suas obrigações parecerão menos difíceis e você se motivará a executar os seus projetos e não adiá-los.

Sendo assim, em vez de listar atividades como “elaborar planilha” ou “entregar relatório”, tente elaborar atividades menores como “obter os dados necessários”, “organizar informações”.

Criar mapas mentais ajuda a subdividir suas tarefas.

4 – Bloqueie estímulos externos

Evitar o uso de distrações tecnológicas durante suas tarefas, especialmente as redes sociais, pode trazer um ganho de produtividade no seu dia a dia.

O ideal é determinar alguns horários para você acessar suas contas, como em um intervalo ou após terminar todas as tarefas. Se manter a disciplina for difícil, desative as notificações do celular ou em último caso desinstale os aplicativos (ainda que temporariamente).

5 – Experimente o método pomodoro

A técnica pomodoro é um sistema de gestão de tempo que divide o horário de trabalho em blocos de 25 minutos para focar nas atividades com pausa de 5 minutos para descanso. Após 4 intervalos de 25 minutos, é feita uma pausa maior, com duração de 15 a 30 minutos.

Os intervalos entres os pomodoros são fundamentais para descansar o cérebro e aumentar a agilidade mental.

6 – Aposte na meditação mindfulness

Muitas vezes não conseguimos focar nas atividades por preocupações com outras tarefas. Nesse caso, o uso da técnica de meditação mindfulness (atenção plena) pode ajudar a evitar a procrastinação, pois foca sua mente no momento presente e deixa de lado tudo que pode servir como distração.

Praticando a meditação mindfulness, você deixa os pensamentos fluírem sem questioná-los, evitando que as emoções causadas por determinadas ideias, como “se eu não terminar isso logo, vou me dar mal”. Dessa forma, é importante deixar o pensamento ir embora e continuar suas atividades.

7 – Faça um planejamento pensando nos imprevistos

Ainda que você não procrastine e se comprometa com suas atividades, os imprevistos podem atrapalhar os seus planos. Por isso, procure antecipar os fatores internos e externos que podem atrapalhar no cumprimento da tarefa e o que pode ser feito para evitar ou mitigar determinado problema.

Por exemplo: se você planeja o itinerário até o seu serviço, pode analisar quanto tempo levaria para chegar em condições normais e o que pode ser feito em caso de chuva, trânsito, problemas com transporte público, entre outros.

Conclusão

Por meio do planejamento e algumas técnicas de gestão de tempo, é possível mitigar a procrastinação e concluir os seus objetivos. Lembre-se sempre de estimar o tempo necessário para concluir uma atividade e pensar nos possíveis imprevistos.

Acesse o nosso blog e confira nossas dicas de aprendizado de idiomas e desenvolvimento pessoal.

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.