LF Idiomas

7 maneiras de melhorar o networking

Para muitos, desenvolvimento profissional é sinônimo de fazer cursos e obter diplomas, muitas vezes ignorando a importância da rede de contatos.

Apesar disso, melhorar o networking é essencial no mercado de trabalho, principalmente para quem está começando na vida profissional, pois as pessoas que você conhece podem abrir portas para novas oportunidades e projetos.

Veja a seguir 7 maneiras de melhorar o networking, independente da idade e cargo atual.

1 – Defina uma boa estratégia

Expandir o seu círculo social deve ser algo encarado como parte do seu desenvolvimento profissional. Dessa forma, elabore uma estratégia que traga pessoas que tenham o perfil que você procura.

Distribuir cartões aleatoriamente para desconhecidos pode trazer pessoas novas, mas não necessariamente aquelas alinhadas aos seus interesses profissionais.

Por isso, antes de pensar em aumentar o networking, analise bem o que você está buscando na sua rede de relacionamentos, quais lugares essas pessoas frequentam e qual impressão você deseja passar a elas. Além disso, pense no que você pode agregar como profissional.

2 – Fique atento ao seu círculo social

Antes de procurar pessoas em outros lugares e frequentar outros ambientes, não se esqueça dos círculos que você participa e já mantém algum relacionamento, pois eles podem trazer novas oportunidades.

Dessa forma, é interessante analisar os locais que você já frequenta e não ter medo de conversar com aquela pessoa que você sempre cumprimenta, mas nunca se aprofundou em nenhum assunto. 

Com uma abordagem amigável, é possível estabelecer conexões com pessoas que possuam interesses em comum, muitas vezes além do profissional.

3 – Participe de eventos

Eventos, feiras, cursos, meetups, workshops, congressos e até festas corporativas são lugares favoráveis para melhorar o networking profissional.

É importante ficar atento aos eventos da sua área de atuação e comparecer quando puder. Nos últimos anos houve um aumento do número de feiras e congressos on-line, tornando mais fácil criar conexões.

4 – Use a internet

Não há como negar a influência que a internet exerce nas nossas vidas, seja na área profissional ou pessoal. Dessa forma, tal ferramenta se torna imprescindível na hora de conhecer novas pessoas.

Ter um perfil atrativo no LinkedIn pode render bons frutos, pois é possível conhecer contatos que acrescentam informações relevantes da sua área e ajudar no seu desenvolvimento profissional.

5 – Estimule a troca

O networking deve ser algo em que ambas as partes podem ser beneficiadas, por isso, sempre que puder, colabore com colegas de trabalho e sua rede de relacionamento, seja com indicação de serviços, conselhos ou até mesmo trocas, para que todos possam progredir profissionalmente.

Contatar pessoas apenas para pedir favores pode passar a impressão de pessoa folgada e inconveniente.

6 – Mantenha o contato

É importante manter um contato, ainda que ocasional, com as pessoas que você deseja estabelecer trocas profissionais, afinal quem não é visto, não é lembrado. 

Vale ressaltar que manter contato não é sinônimo de forçar intimidade, portanto, construa confiança e solidifique suas relações aos poucos.

7 – Invista em autoconhecimento

Melhorar o networking se torna mais simples quando se sabe o que deseja para o futuro como profissional. Pode ser algo difícil no início, mas o autoconhecimento pode trazer bons resultados.

Saber dos nossos pontos fortes, a serem melhorados, assim como os objetivos e metas ajuda a nortear nossas buscas por uma boa rede de relacionamentos, que será capaz de nos ajudar na nossa jornada profissional.

Conclusão

Neste artigo apresentamos 7 maneiras de melhorar o networking. É importante empregar tais estratégias com constância para colher os frutos no futuro.

Acesse o nosso blog e confira outras dicas de desenvolvimento profissional e aprendizado de idiomas.

E você? Está investindo na ampliação do seu networking?

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.