Conheça os benefícios e a importância de ter um hobby
O hobby pode ser definido como uma atividade prazerosa que realizamos em nosso tempo livre, tendo como objetivo trazer relaxamento e lazer.
Normalmente não envolve objetivos financeiros, mas pode se tornar uma tarefa remunerada para o praticante, como alguém que toca um instrumento musical e resolve dar aulas depois do expediente, por exemplo.
Contudo, os principais benefícios de ter um hobby é que esta atividade pode ajudar a aliviar as tensões e o estresse causado pelo cotidiano, além de proporcionar um momento dedicado ao autocuidado.
Veja seguir alguns benefícios de ter um hobby para a sua vida pessoal e profissional.
1 – Ajuda a aliviar o estresse
Os hobbies ajudam a distrair a mente dos problemas e situações estressantes que passamos, aliviando a pressão que as obrigações do cotidiano trazem. Além disso, ficar a todo momento focado apenas em obrigações pode ser muito cansativo e levar ao esgotamento (burnout).
2 – Estimula o autoconhecimento e a confiança
Quem tem um hobby tende a desenvolver o autoconhecimento naturalmente, pois você descobre o que gosta de fazer e como gosta de fazer algo através das novas experiências adquiridas.
Com o desenvolvimento das habilidades executadas no seu tempo livre, sua autoestima tende a melhorar, trazendo mais confiança não somente durante o seu passatempo, mas também depois na sua vida pessoal e profissional.
3 – Ter um hobby pode expandir seu círculo social
Algumas atividades, como dança, yoga ou futebol, ajudam a conhecer pessoas das quais você provavelmente não conversaria em outras situações do dia a dia. Isso facilita a expansão da sua rede de contatos, podendo beneficiar até mesmo sua vida profissional.
Estar aberto para conhecer novas pessoas pode trazer novos aprendizados para a vida e tornar o seu hobby mais interessante.
4 – Aumenta a motivação
Podemos passar por períodos na nossa vida que ficamos desanimados para levantar e realizar as atividades rotineiras .
Ter um hobby ajuda a recuperar a motivação para as tarefas do dia a dia, pois muitas vezes precisamos apenas de uma pausa para uma atividade prazerosa, que trará mais relaxamento e diversão para a nossa vida.
Como encontrar um novo hobby?
Se você ainda não possui um hobby e deseja usufruir dos benefícios que um tempo para o lazer traz, existem algumas atividades que podem ser interessantes explorar. Veja a seguir algumas sugestões para descobrir qual passatempo se encaixa mais no seu perfil:
1 – Você gosta de cozinhar e competições culinárias? Que tal testar novas receitas? Há diversos tutoriais na internet ensinando a elaborar os mais diversos pratos.
2 – Tem um perfil mais contemplativo? O que acha de aprender sobre fotografia e tirar algumas fotos de algumas paisagens da sua cidade?
3 – Seu interesses estão mais relacionados aos esportes? Entrar em um grupo de corrida ou até mesmo jogar futebol com seus amigos pode ser interessante.
4 – Gosta de música e dança? Aprender um instrumento musical, fazer um curso de ballet ou dança de salão pode ser extremamente prazeroso.
5 – Sempre teve um lado artístico aflorado? Aulas de pintura ou teatro podem atrair o seu interesse.
6 – Tem espaço livre na sua casa e gosta de plantas? Você pode cultivar um bonsai, montar uma pequena horta e aprender sobre jardinagem.
7 – Prefere uma atividade mais solitária? Praticar a leitura, a escrita ou assistir filmes e séries garantem a diversão, mesmo em dias frios e nublados.
8 – Quer unir diversão e aprendizado? Aprender uma língua pode expandir seus conhecimentos de uma cultura e expandir suas oportunidades profissionais.
Conclusão
Ter um hobby traz diversos benefícios para quem o pratica, principalmente para a saúde mental, pois traz mais autoconfiança e tende a melhorar a autoestima. Além disso, muitas atividades proporcionam ganhos indiretos na vida profissional, seja por adquirir habilidades valorizadas pelo mercado ou pela expansão do círculo social.
Acesse o nosso blog e confira dicas de idiomas e desenvolvimento profissional.
E você? Possui hobbies? Planeja começar algum?
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário