7 dicas para aprender um idioma com música
Aprender um idioma com música é uma das formas mais conhecidas de unir aprendizado e diversão. Por terem foco em falantes nativos, as canções em língua estrangeira trazem expressões e vocabulários usados no dia a dia.
No entanto, para ter um melhor aproveitamento, é necessário estudar com uma boa metodologia, de forma que você possa aperfeiçoar as quatro habilidades necessárias para o uso de um idioma: leitura, escuta, fala e escrita.
Pensando nisso, hoje trazemos 7 dicas de como aprender um idioma com música.
1 – Comece pela escolha da música
Recomendamos que você comece com músicas que você goste. Entretanto, é necessário verificar se o nível de dificuldade não é tão elevado. Começar estudando músicas extremamente rápidas e cheias de gírias podem te desanimar.
Por isso, recomendamos que você inicie o seu aprendizado com canções mais repetitivas e lentas, assim você se habituará aos sons da língua e criará base para posteriormente seguir com as músicas mais rápidas e cheias de coloquialismos.
Se você ainda não sabe com quais músicas começar, sugerimos que inicie com uma das canções abaixo, todas com ritmo mais lento e pronúncia bem clara.
I wanna hold your hand – The Beatles
Love of my life – Queen
Perfect – Ed Sheeran
Every breath you take – The Police
Far away – Nickelback
Hey, Soul Sister – Train
Can’t Help Falling in Love – Elvis Presley
Você pode usar aplicativos para auxiliar sua busca e os seus estudos. Como sugestão, podemos listar:
- LyricsTraining;
- Lyricsgaps;
- Sounter;
- Smule (karaokê virtual em diversas línguas).
2 – Escute a música e anote o que entendeu
Frases, expressões, o que é falado. Neste momento você deve anotar o que você conseguiu entender durante a sua escuta. Dessa forma terá consciência da sua habilidade auditiva e sua capacidade de absorver informações. Não é hora de se preocupar com palavras desconhecidas ou traduções simultâneas.
3 – Escute a música lendo a letra
Com a letra em mãos, ou até mesmo na tela do computador, você perceberá que ficará muito mais fácil compreender o que o cantor está dizendo.
Preste bem atenção na letra sem olhar a tradução, pois muitas vezes podemos descobrir o significado de novas palavras simplesmente pelo contexto da frase.
Se você não sabe onde encontrar as letras das suas músicas favoritas, o Vagalume e o Letras são sites com letras dos mais diversos artistas. Além disso, você pode procurar no Youtube por vídeos que contenham a canção por escrito, muitas vezes colocadas pelo próprio artista.
4 – Procure as palavras que você não entendeu
Ao aprender um novo idioma, a procura de palavras no dicionário se torna um hábito. É possível procurar por palavras novas usando os dicionários on-line ou usando dicionários físicos.
Se você está começando os seus estudos, é recomendado que você use um dicionário bilíngue. Ao atingir um nível intermediário, o dicionário na própria língua é a melhor opção.
5 – Cante as músicas que você aprendeu
Não se preocupe com a afinação. É um momento em que você deve focar em desenvolver sua fala na língua estrangeira, de forma que melhore sua pronúncia, já que é uma oportunidade de utilizar os novos sons que não existem na sua língua materna.
Se você for mais desinibido, pode aproveitar e treinar com os seus amigos no karaokê, assim você se diverte e aprende. Se não for tanto assim, comece pelo bom e velho chuveiro!
6 – Aprenda o vocabulário de música e pratique na língua que você está estudando
Falar sobre música com os seus amigos estrangeiros ou estudantes da mesma língua é ótimo para melhorar sua fala, escuta e aumentar o seu vocabulário. Além disso, para falar de música, você provavelmente aprenderá novas palavras e expressões.
O vocabulário aprendido provavelmente não se restringirá aos instrumentos musicais, pois existem algumas expressões que também existem no idioma para falar de uma música.
Em português, podemos falar que a música é chiclete, por exemplo. Em inglês, os nativos usam a collocation catchy, com significado semelhante. Além disso, existem expressões que são únicas de um idioma, como one-hit wonder, para falar daquele artista que só teve uma música de sucesso.
7- Revise
A revisão espaçada é muito importante para absorver o que você aprendeu. Quando for revisar a música que você aprendeu, poderá focar nos pontos que precisa melhorar, seja a pronúncia de alguma palavra, uma expressão idiomática ou até mesmo memorizar o vocabulário que esqueceu.
Essas foram as nossas dicas para você aprender um idioma usando música. Se você deseja aprender um novo idioma, não deixe de conferir os nossos cursos. Focamos nas necessidades dos alunos e temos cursos feitos sob medida. Para mais informações, entre em contato conosco.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário