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Entenda o que é o PMBOK e quais são os seus benefícios

Project Management Body of Knowledge (Conjunto de Conhecimento em Gestão de Projetos), também conhecido como PMBOK, é um guia de desenvolvimento e gestão de projetos criado pelo Project Management Institute (PMI).

Atualmente, a gestão de projetos exerce uma grande influência no sucesso de uma organização, porque toda empresa necessita planejar adequadamente recursos, metas e prazos para que seus objetivos sejam de fato atingidos.

Devido a essa importância, novas técnicas de gerenciamento de prioridades, prazos e custos foram criadas, sendo um PMBOK um exemplo.

Confira a seguir mais informações sobre o PMBOK, sua importância e onde podemos aplicá-lo.

O que é PMBOK?

Trata-se de um guia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Sua primeira edição foi lançada em 1996. Atualmente, o guia está na sétima edição, publicada em agosto de 2021.

Referência entre gestores, o PMBOK oferece uma visão completa sobre gestão de projetos. Apesar disso, não se trata de um livro com roteiros pré-definidos para cada etapa, cabendo ao profissional adaptar os conhecimentos obtidos à realidade do trabalho em que está atuando.

Onde podemos aplicar o PMBOK?

Mesmo sendo comumente aplicado em um contexto profissional, especialmente no setor de tecnologia da informação, o PMBOK pode ser usado nos mais diversos projetos, independente do tamanho da empresa, nicho, recursos e prazos.

Ter conhecimento das boas práticas do PMBOK pode ajudar em projetos como:

  • Implementação de um novo sistema;
  • Planejamento de uma viagem;
  • Desenvolvimento de e-commerce;
  • Criação de uma ONG;
  • Reforma de um local.

Quais são os benefícios do PMBOK?

Adaptabilidade

As técnicas empregadas podem ser utilizadas nos mais diversos tipos de projetos. Além disso, podemos adaptar as práticas descritas de acordo com o contexto do trabalho e da empresa.

Controle das etapas do projeto

O PMBOK facilita o monitoramento das atividades do projeto, desde sua iniciação até o encerramento. Isso simplifica a administração e o gerenciamento das atividades a serem executadas, além de evitar que o plano elaborado tome um rumo totalmente diferente do esperado.

Maximização dos recursos

Desde o início do projeto, as técnicas do PMBOK mapeiam os recursos disponíveis para atingir determinado objetivo. Dessa forma, fica mais fácil empregá-los de forma eficiente até o encerramento das atividades, diminuindo despesas e economizando tempo.

Gestão e redução de riscos

Por meio do PMBOK é possível enumerar os riscos de cada etapa do projeto, tornando assim possível empregar ações para mitigá-los. Com isso, muitas despesas podem ser reduzidas a médio e longo prazo.

Quais áreas o PMBOK atua?

O PMBOK traz dicas de como executar as 5 etapas de um projeto, que são:

1 – Iniciação

Nesta fase são criados os termos de abertura e as documentações necessárias. Além disso, é feito um levantamento das partes envolvidas no projeto (stakeholders).

Uma iniciação bem elaborada garante bases sólidas para as próximas etapas.

2 – Planejamento

No planejamento definimos objetivos e metas, elaboramos um plano de ação e verificamos os ajustes necessários antes de dar início à próxima etapa.

É considerada a fase mais importante do projeto, pois um planejamento bem feito aumenta as chances de êxito no alcance dos objetivos.

Durante o planejamento são realizadas as seguintes tarefas:

  • Elaboração do plano de gestão;
  • Avaliação de riscos e ações para mitigá-los;
  • Projeção de custos;
  • Gestão de pessoas;
  • Sequenciamento de atividades e estimativa de tempo;
  • Planejamento de comunicação durante o projeto.

3 – Execução

Após iniciar e planejar as tarefas de um projeto, é hora de executá-lo. Durante esta etapa, são realizadas as seguintes tarefas:

  • Mobilização e desenvolvimento das equipes;
  • Gerenciamento da equipe;
  • Orientação e execução do planejado.

4 – Monitoramento e controle

É durante esta etapa que acompanhamos, revisamos e avaliamos o progresso das atividades, com objetivo de avaliar o andamento do projeto. 

Para um monitoramento e controle bem-sucedido, é preciso obter e medir dados com precisão.

Nesta etapa são realizadas as seguintes tarefas:

  • Controle dos custos;
  • Controle dos riscos;
  • Monitoramento das atividades;
  • Supervisão do cronograma;
  • Elaboração de relatório de desempenho.

5 – Encerramento

Após a aceitação por parte do cliente, são finalizados todos os processos e atividades do projeto. É no encerramento que realizamos as seguintes tarefas:

  • Arquivamento de documentos e materiais;
  • Apresentação dos resultados;
  • Aceitação do usuário final.

PMP – Certificação em Gestão de Projetos

Ao estudar o PMBOK e adquirir experiência na área de gestão de projetos, é possível obter uma certificação PMP (Project Management Professional, ou Profissional do Gerenciamento de Projetos), reconhecida em mais de 150 países.

O certificado PMP atesta que o profissional possui sólida experiência e pode desempenhar o papel de gestor de projetos com excelência.

Conclusão

Neste artigo apresentamos uma visão geral sobre o PMBOK, abordando sua origem, seus benefícios e quais são as vantagens de utilizá-lo, mostrando os motivos de adotar o guia para a gestão de projetos em uma empresa. Além disso, falamos sobre o PMP e como o certificado pode beneficiar profissionais da área, tanto aqui no Brasil quanto em outros países.

Acesse nosso blog e confira outras dicas de desenvolvimento profissional e aprendizado de idiomas.

E você? Já estudou o PMBOK?

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

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