LF Idiomas

Business English: 20 termos em inglês da área de TI

A área da Tecnologia da Informação utiliza diversos vocábulos em inglês no dia a dia. Dessa forma, é essencial que o profissional do setor conheça os principais termos para entender melhor o ramo da informática.

Pensando nisso, listamos 20 termos e siglas em inglês que todo profissional de TI deve conhecer.

Termos em inglês da área de TI

Hardware

Hardware são os dispositivos físicos que compõem um computador, como o teclado, processador, mouse, entre outros.

Software

São os sistemas que processam dados e informações em um dispositivo. Editores de textos, aplicativos, navegadores e calculadoras são exemplos de softwares. 

Bit

Bit é a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida por um dispositivo.

Internet of Things – IoT

Internet of Things ou Internet das Coisas é um termo utilizado para a conectividade de diversos equipamentos à internet, como geladeiras, tênis, lâmpadas, produtos que até pouco tempo não utilizavam a internet.

Com a expansão do 5G, é esperado que a internet das coisas se expanda no Brasil e no mundo.

Information Technology – IT

IT é o acrônimo em inglês para a TI (Tecnologia da Informação), termo que abrange todas as soluções tecnológicas para facilitar o acesso e o gerenciamento de informações.

Backup

Backup significa “cópia de segurança”. É todo armazenamento de arquivos com o objetivo de utilizá-lo para uma possível restauração em casos de perda, apagamentos ou dados corrompidos.

Bug

A palavra bug tem como tradução inseto, mas também é empregada na área de tecnologia para situações em que o software ou hardware não funcionam conforme esperado.

O termo entrou em uso na área de TI na década de 40, quando um computador teria parado de funcionar pela presença de um inseto no equipamento.

Hypertext Markup Language – HTML

É uma linguagem utilizada para a construção e desenvolvimento de websites, por meio de textos que serão interpretados pelos navegadores. 

Podemos traduzir a sigla HTML como Linguagem de Marcação de Hipertexto.

Cascading Style Sheets – CSS

Cascading Style Sheets, ou Folhas de Estilo em Cascatas, é um mecanismo utilizado para personalizar um documento web por meio da mudança de estilo, cores e fontes, por exemplo.

O CSS trabalha em conjunto com o HTML na construção do layout de um website.

Business Intelligence – BI

A sigla BI significa Business Intelligence, ou “inteligência de negócios”, em português. 

É uma área em grande expansão no Brasil e no mundo, abrangendo todo processo de coleta, análise e gerenciamento de informações que darão suporte à tomada de decisões estratégicas.

Cloud Computing

Cloud Computing ou computação em nuvem abrange recursos tecnológicos que não estão presentes no computador, mas totalmente on-line. 

Com a expansão da internet e o aumento da velocidade de conexão, surgiram muitos serviços em nuvem que oferecem armazenamento de dados on-line, como o Google Photos, por exemplo.

Uniform Resource Locator – URL

Uniform Resource Locator ou localizador uniforme de recursos é o termo referente ao endereço no qual se encontra um arquivo, website ou dispositivo periférico.

Na internet é utilizado como sinônimo de link.

Structured Query Language – SQL

Pode ser traduzido como linguagem de consulta estruturada. Na área de TI, query é utilizado para toda consulta ou pedido de informação realizado em um banco de dados através de comandos específicos.

Domain Name System – DNS

Domains Name System, ou Sistema de Nomes de Domínios, em português, é o sistema que converte sites (exemplo: www.lfidiomas.com.br) em endereços de IPs para serem lidos por máquinas (por exemplo, 192.1.2.44.42).

Cache

Cache é a área de armazenamento de dados e processos, visando economizar tempo e uso de hardware

Muitos navegadores costumam utilizar a memória cache para guardar dados dos sites mais acessados para posteriormente abri-los com maior rapidez.

Database

Termo em inglês para banco de dados, o conjunto arquivos que guardam informações de forma estruturada.

Malware

Esse termo vem da junção de malicious (malicioso) com software. É todo programa criado para causar danos a dispositivos, roubar dados e prejudicar os usuários. Os vírus são os exemplos mais conhecidos de malware.

Spyware

Spyware é um malware criado para rastrear informações do usuário sem que ele saiba. 

Muitas vezes são utilizados por parceiros abusivos, governos antidemocráticos ou para apresentar propagandas segmentadas.

Ransomware

Ransomwares são malwares que funcionam como um programa de extorsão, exigindo algo do usuário (geralmente dinheiro) em troca da integridade dos dados no dispositivo.

O backup também é utilizado na prevenção de ataques de ransomwares

Firewall

Firewall é uma ferramenta de segurança que filtra o tráfego nocivo da internet para proteger o dispositivo contra invasores.

Conclusão

Esses foram alguns termos em inglês usados na área de TI.

Com a ascensão da tecnologia e da globalização, muitas empresas internacionais procuram profissionais de qualquer lugar do mundo para atuar de forma remota. Para isso, é essencial o domínio da língua inglesa.

Se você deseja aprender inglês, conte com a ajuda do LF Idiomas, possuímos cursos personalizados para te ajudar na conquista de uma vaga internacional. Nossa escola pode ser uma aliada no seu desenvolvimento profissional. 

Saiba mais entrando em contato conosco.

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale com um especialista
1
Olá.
Como podemos ajudar?