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Diversidade Geracional: saiba por que é importante para sua empresa

A diversidade geracional pode ser definida como a inclusão de profissionais das mais diversas faixas etárias.

Diante do aumento da expectativa de vida, ter 50 a 60 anos não é mais sinônimo de aposentadoria, podendo continuar no mercado de trabalho com empenho e motivação.

Apesar dessas gerações possuírem muita experiência e capacidade de contribuir positivamente no mercado de trabalho, ainda há muito preconceito na hora de contratar pessoas mais velhas.

Neste artigo abordaremos o conceito de diversidade geracional, suas vantagens e como implementá-la. 

O que é diversidade geracional?

É a inclusão de profissionais de diversas faixas etárias no ambiente de trabalho, criando uma pluralidade de perfis na empresa.

Assim como a diversidade de gênero, raça e orientação sexual, a diversidade geracional impacta positivamente na criação de um ambiente corporativo de respeito e inclusão.

Investir na diversidade geracional não se trata de beneficiar um grupo etário em detrimento de outro, mas oferecer oportunidades profissionais competentes sem distinção de idade.

As principais gerações no mercado de trabalho 

Baby Boomers – 1946 até 1964

São os nascidos após a Segunda Guerra Mundial. Muitas pessoas desta geração se aposentaram, mas ainda há profissionais ativos ocupando cargos de gestão.

Entre as características dos Baby Boomers podemos citar a experiência no mercado de trabalho, o apreço pela autoridade, lealdade à equipe e formalismo.

Geração X – 1965 até 1980

São profissionais dedicados e que valorizam as soft skills para atingir o crescimento profissional desejado. 

Apesar de buscarem uma carreira sólida e estável, são mais flexíveis diante das imprevisibilidades se comparados com os baby boomers.

Geração Y – 1981 até 1996

São pessoas que cresceram com a ascensão da tecnologia no ambiente de trabalho. Tendem a ter um bom domínio das ferramentas digitais se comparado com as gerações anteriores.

Geralmente a geração Y muda de emprego mais vezes, realiza diversas tarefas ao mesmo tempo e tem uma grande capacidade de adaptação.

Geração Z – 1997 até 2010

Conhecidos como nativos digitais, são pessoas que estão começando no mercado de trabalho e tendem a ter experiência apenas com estágios e cargos mais operacionais.

A Geração Y preza pelo uso de tecnologias disruptivas, inovação e flexibilidade no trabalho.

As vantagens de investir na diversidade geracional

Criatividade e inovação

Pessoas com as mais variadas vivências e perfis tendem a trazer novos pontos de vista, especialmente na hora de desenvolver um projeto que exija criatividade e inovação.

A quantidade de ideias em um brainstorming dentro de uma empresa diversa tende a ser maior, podendo trazer soluções para sua empresa se diferenciar da concorrência.

Melhora da reputação da empresa

Muitos clientes procuram produtos ou serviços não só pelo seu preço/qualidade, mas também pelos valores que a marca passa, como a valorização das pessoas independente da idade.

Dessa forma, sua reputação diante do mercado tende a melhorar, pois os clientes perceberão que seus valores são postos em prática no dia a dia.

Lucratividade

Ter pessoas de diversos perfis na empresa facilita o entendimento de necessidades de determinado grupo de consumidores. 

O conhecimento de variados públicos-alvos tende a elevar as vendas e aumentar o engajamento com os clientes.

Como promover a diversidade geracional na empresa

Invista na comunicação interna

Para promover a diversidade geracional, é importante manter canais de comunicação para denúncias de discriminação na empresa.

Crie equipes mistas

As equipes mistas propiciam um contato mais próximo entre gerações e facilita o processo de inclusão. Além disso, promove a tolerância, o companheirismo e desenvolve o trabalho em equipe.

É uma forma de mostrar que independente da idade, cada um tem como contribuir positivamente com seus conhecimentos para o desenvolvimento da empresa.

Adapte o processo de recrutamento

É importante evitar o etarismo ou qualquer discriminação no processo seletivo da empresa.

Atualmente, há uma grande dificuldade das pessoas mais velhas serem contratadas em comparação com as gerações mais novas (Y e Z).

Para mitigar tais situações, o processo seletivo deve ser atualizado de forma que apenas os dados técnicos e profissionais sejam considerados, uma forma de recrutamento às cegas.

Dessa forma, a empresa combate o preconceito contra os mais velhos e se torna mais inclusiva.

Elabore métricas

O gestor pode elaborar métricas para acompanhar a pluralidade do time interno da empresa, para assim verificar se há um grupo etário homogêneo ou se há membros de todas as idades.

Conclusão

Investir na diversidade geracional tende a trazer bons retornos para sua empresa, além de criar um clima organizacional de respeito e inclusão.

Alguns desafios podem surgir no caminho, mas com planejamento e um bom gerenciamento de pessoas é possível superar desafios.

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