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Gestão do conhecimento: como aplicar na sua empresa

A gestão do conhecimento pode ser definida como o conjunto de ações e meios utilizados para identificar e analisar os recursos estruturais e humanos que a empresa tem, com o objetivo de utilizá-los para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos trabalhos na empresa.

Entenda a seguir o que é a gestão do conhecimento, como aplicá-la ao seu negócio e suas vantagens.

Os tipos de gestão do conhecimento

Gestão do capital intelectual

O capital intelectual é a junção do capital humano e estrutural. Por meio da gestão do conhecimento é possível oferecer a cada colaborador a oportunidade de utilizar suas habilidades, além de contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Gestão de competências

São critérios estabelecidos pelo setor de Recursos Humanos (RH) para mapear, gerir e desenvolver competências individuais e institucionais. O foco é entender as necessidades da empresa e estabelecer meios para o cumprimento de tarefas.

Gestão da informação

É o conjunto de práticas e métodos para utilizar informações importantes para a empresa, de forma que a instituição consiga se beneficiar e facilitar a tomada de decisão.

Benefícios de fazer a gestão do conhecimento

Padronização dos processos

As informações ficam mais fáceis de serem acessadas, possibilitando ao gestor tomar decisões mais inteligentes e organizar a forma como os processos internos ocorrerão.

Cria vantagem competitiva

Com o acesso aos dados de maneira simples e rápida, além do investimento e desenvolvimento do capital humano, os funcionários da empresa tendem a contribuir positivamente para os resultados da instituição.

Fortalece o capital intelectual

É por meio da gestão do conhecimento que o capital humano da empresa é aproveitado ao seu máximo, utilizando competências, soft skills, experiências e informações de cada indivíduo dentro da organização.

Um capital intelectual bem fortalecido oferece a oportunidade dos colaboradores de se desenvolverem e aumentarem sua produtividade.

Funcionários mais comprometidos

O aumento da produtividade e o incentivo à participação dos colaboradores incentiva o comprometimento e o engajamento dos funcionários.

Como aplicar a gestão do conhecimento na empresa

Faça o mapeamento das competências

O primeiro passo para realizar a gestão do conhecimento em uma determinada instituição é conhecer as competências dos funcionários e como utilizá-las para a execução de tarefas na empresa.

O gestor precisa saber quais são os objetivos da empresa, o que é necessário para alcançá-los. Além disso, é essencial fazer uma análise de SWOT e pensar em indicativos de progresso da companhia.

Crie canais de discussão

O debate e a troca de ideias desenvolvem uma cultura colaborativa e facilita a troca de conhecimentos entre os colaboradores.

A empresa pode criar canais de discussão virtual, como a intranet ou fóruns internos, de forma que os funcionários consigam levantar questões e debatê-las de maneira facilitada.

Facilite o compartilhamento de informações

É preciso oferecer meios para que os funcionários apresentem informações e compartilhem suas ideias. 

Além de um ambiente virtual, eventos de integração com os diferentes departamentos podem gerar insights e promover um clima colaborativo na empresa.

Participação na tomada de decisão

Crie formas para que os seus colaboradores sugiram soluções e abordem os problemas que devem ser resolvidos na instituição. Isso pode ser feito por meio de reuniões rápidas ou em um ambiente de sugestão no escritório.

Incentive o desenvolvimento da sua equipe

Além de mapear o conhecimento e as competências dos colaboradores, é importante incentivar o desenvolvimento do capital humano. 

Procure oferecer cursos, como de uma universidade corporativa, ingressos para eventos, descontos em cursos de idiomas, entre outras formas de recompensa.

Utilize ferramentas de gestão

Procure utilizar uma ferramenta para ajudar na gestão do conhecimento e pessoas. O Trello é um bom exemplo de recurso empregado para organizar e planejar projetos corporativos e pessoais.

Uma boa ferramenta de gestão auxilia a organização de tarefas, economiza tempo e aumenta a produtividade.

Registre o aprendizado

Tudo que for aprendido durante o processo de gestão de conhecimento da empresa deve ser registrado. Os erros e acertos devem ser anotados, utilizando atas e relatórios.

Assim, as futuras escolhas poderão ser subsidiadas com base nas experiências de gestão.

Conclusão

Uma boa gestão do conhecimento maximiza a utilização dos recursos que a empresa dispõe. Além disso, oferece meios para que os funcionários utilizem suas competências e participem do processo de tomada de decisões.

Acesse o nosso blog e confira dicas de desenvolvimento profissional e aprendizado de idiomas.

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