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O que é e como fazer uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é um documento importante para muitas empresas na hora de realizar a seleção de candidatos. Trata-se de um recurso com características próprias, devendo ser adaptado de acordo com a vaga desejada.

Veja a seguir informações sobre a carta de apresentação, como montá-la e algumas dicas para se diferenciar.

O que é uma carta de apresentação?

A carta de apresentação é um recurso no qual o candidato faz uma breve descrição de si mesmo, detalhando seu perfil e experiências profissionais, mas também pode ser utilizada para conquistar o primeiro emprego ou uma vaga de estágio.

A carta de apresentação é usada por funcionários de recursos humanos para conhecer mais do candidato e avaliar se ele se encaixa dentro das funções e expectativas da empresa para determinada vaga.

O que escrever na carta de apresentação?

Na hora de se apresentar, é importante ser objetivo, escrevendo, no máximo, quatro parágrafos sobre você e seu perfil profissional.

Uma fórmula efetiva para estruturar sua carta é a seguinte:

Início

Comece com uma saudação ao leitor. Caso você saiba para quem será direcionado seu documento, escreva “prezado (nome da pessoa)”, do contrário, inicie seu texto com uma destas introduções:

  • Prezados recrutadores;
  • Prezados;
  • Aos cuidados do(a) recrutador(a) da (empresa).

Primeiro parágrafo

É a parte mais importante de uma carta de apresentação. Deve ser redigido de maneira direta e concisa, contendo informações importantes, tais como:

  • Formação acadêmica;
  • Domínio de idiomas;
  • Tempo de experiência no ramo;
  • Conhecimento de ferramentas (Office, Photoshop, etc).

É no primeiro parágrafo que você deve chamar a atenção do recrutador, trazendo uma boa impressão e convidando-o a continuar a leitura do seu texto.

Segundo Parágrafo

Para dar continuidade a sua carta de apresentação, você pode redigir o segundo parágrafo acrescentando detalhes relevantes a respeito do seu perfil profissional, falando sobre:

  • Suas soft skills;
  • Formação complementar (intercâmbio, por exemplo);
  • Impactos nas empresas e viagens a trabalho.

Demais parágrafos

Procure utilizar os demais parágrafos para mostrar seu conhecimento sobre a empresa e como você se encaixa na missão, visão e valores do local em que você se candidatou. Além disso, mostre o porquê de você querer o cargo e como pode ajudar a companhia a alcançar melhores resultados.

Fechamento e assinatura

Neste momento é preciso se despedir do leitor. O fechamento deve ser simples e objetivo. Prefira encerramentos formais, como:

  • Atenciosamente;
  • Cordialmente.

Logo após, inclua seu nome completo na linha debaixo, como por exemplo:

Atenciosamente,
Fulano de Tal

Pontos importantes na hora de elaborar uma carta de apresentação

Além de seguir a estrutura apresentada, alguns pontos devem ser levados em conta na hora de redigir sua carta de apresentação, como:

Resultados e pontos fortes

O objetivo principal da carta de apresentação é convencer os recrutadores que você é o candidato ideal para a vaga. Portanto, inclua sempre os resultados que você entregou no decorrer da sua jornada profissional, trazendo dados sobre o seu impacto nas empresas. Além disso, elenque os pontos fortes que contribuem positivamente para a função.

Objetividade

Evite acrescentar informações que não agregam nada ao seu perfil e à vaga. Procure sempre ir direto ao ponto em cada parágrafo, mostrando conhecimentos e experiências.

Conhecimento da empresa

Demonstre que você estudou e conhece a empresa e seu mercado, convencendo os recrutadores que você é o candidato ideal e apto à cultura corporativa do local.

Revisão

Uma carta com erros de escrita e gramaticais prejudica sua credibilidade. Dessa forma, é importante estar atento a cada detalhe do seu texto, revisando sempre que for enviar para um recrutador.

Além da revisão, procure utilizar uma linguagem formal em todo o texto.

Conclusão

A carta de apresentação pode aumentar as suas chances de conquistar a tão sonhada vaga de emprego. Os parágrafos devem ser bem estruturados e objetivos, evitando erros de português e linguagem muito informal.

Acesse o nosso blog e confira mais dicas de idiomas e desenvolvimento profissional.

E você? Já fez sua carta de apresentação?

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

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