Just in time: o que é, vantagens e exemplos
Just in Time, ou “no momento certo”, é uma filosofia aplicada em diversas indústrias, visando a fabricação de produtos conforme a demanda e a compra de matérias-primas no momento exato e entregar produtos de acordo com o prazo. Uma das vantagens mais evidentes desse método é a redução do estoque.
A seguir aprofundaremos sobre o Just in Time, como aplicá-lo, suas vantagens e desvantagens.
Qual a origem da metodologia Just In Time?
Com a Crise de 1929, o modelo de fabricação fordista perdeu sua credibilidade. Diante disso, os gestores da Toyota viram a necessidade de adotar um modelo de gestão que reduzisse o estoque de carros e diminuísse os custos em geral.
Outro fator que favoreceu o surgimento do Just in Time foi a geografia do Japão, pois o país tem poucos recursos naturais, tornando a redução de desperdícios ainda mais crucial para o sucesso de uma empresa.
Com a implementação do Just In Time na Toyota, a empresa conseguiu otimizar a produção e reduzir os seus custos. O sucesso da metodologia foi tão grande que logo foi adotado por outras empresas do setor.
Como funciona o Just in Time?
Para implementar a metodologia Just in Time, o gestor precisa se ater a 5 pontos importantes, que são:
Tempo de preparação
Cada etapa do processo de produção precisa ser totalmente concluída para que a próxima se inicie.
Para isso, o gestor precisa ter controle do tempo de execução das tarefas de cada etapa de um projeto para assim identificar oportunidades de melhoria, visando a entrega dos produtos no menor tempo possível, sem perder a qualidade.
Mão de obra
É preciso ter funcionários capacitados a realizar as operações sob demanda, especialmente na indústria automotiva.
Layout
A fábrica precisa ser pensada com o objetivo de facilitar todo o processo de produção, desde a chegada dos insumos até a saída da mercadoria.
Qualidade
Nesta etapa, o gestor analisa meios de manter a qualidade do produto (ou até mesmo melhorar) enquanto reduz a exigência operacional.
Para a metodologia Just In Time não basta ser ágil, é preciso entregar produtos de qualidade.
Fornecedores
Os fornecedores desempenham uma função muito importante no sucesso da implementação do Just In Time.
É preciso contar com parceiros comerciais capazes de cumprir com a demanda de produtos requisitada. Para isso, a empresa deve construir bons relacionamentos com os fornecedores, de forma que entendam a logística da empresa e ofereçam o melhor serviço.
Objetivos do Just In Time
Os principais objetivos dessa filosofia são a redução de estoque e a diminuição de desperdícios. Além disso, há uma busca contínua por melhorias em cada etapa da produção, procurando sempre identificar problemas e meios de tornar a empresa mais eficiente.
De acordo com Shigeo Shingo, o fundador do sistema Toyota de produção, uma fábrica pode ter desperdícios de 7 maneiras, que são:
1 – Superprodução (produzir além do necessário)
2 – Transporte (transferência desnecessária de matéria-prima e produtos)
3 – Processamento (muitas etapas de processamento)
4 – Produção de produtos defeituosos (produtos desperdiçados por falta de cuidado)
5 – Estoque (tempo de preparo elevado)
6 – Movimentação (esforço desnecessário por parte da mão de obra e robôs)
7 – Espera (demora para seguir para a próxima etapa da produção).
Dessa forma, cabe ao gestor pensar e implementar melhorias para que a empresa reduza ao máximo possível todo e qualquer desperdício.
Vantagens do Just In Time
Gestão de estoque otimizada
Uma das vantagens do método de produção Just In Time é a redução do estoque da empresa, evitando que os produtos fiquem encalhados e a empresa precise de um grande espaço para guardá-los.
Ter um estoque reduzido diminui os custos com armazenamento e mão de obra para gerenciá-lo.
Redução de desperdícios
A abordagem empregada pelo Just In Time ajuda a empresa a evitar a superprodução, utilizando matéria-prima, mão de obra e espaço o suficiente apenas para atender os pedidos dos clientes.
Por não fornecer muitos produtos de uma vez só, o desperdício é reduzido em toda a cadeia de produção.
Otimização da produção
Ao realizar a produção pensando na demanda dos clientes, é mais fácil para a empresa otimizar a produção e operar de acordo com os pedidos previstos.
Pela previsibilidade da produção, os processos são mapeados e pré-definidos, o que facilita a execução. Além disso, é possível analisar o desempenho da empresa e propor melhorias.
Padronização de processos
Por padronizar todo processo de produção, fica mais claro para todos os colaboradores da empresa as tarefas a serem executadas e o controle do processo de fabricação se torna mais fácil.
A padronização também ajuda a realizar alterações em casos de mudanças no mercado de atuação e nas necessidades dos clientes.
Desvantagens do Just In Time
É preciso ter uma demanda previsível
Não é recomendado o uso dessa metodologia em setores com demanda oscilante ou com pouca previsibilidade, pois é preciso ter estoque disponível em casos de imprevistos.
A falta de material diante de uma mudança pode parar a produção e prejudicar as contas da empresa.
Dependência de fornecedores
É preciso contar com o comprometimento dos fornecedores para realizar a entrega dos produtos no momento combinado.
Casos em que o fornecedor atrasa suas entregas ou traz produtos errados podem prejudicar toda a cadeia de produção.
Conclusão
A metodologia Just In Time é excelente para a redução de estoque e custos e para a administração de processos de uma empresa, especialmente do setor automobilístico, têxtil e da área de tecnologia. Entretanto, o gestor precisa analisar o mercado em que atua, pois segmentos com demanda oscilante ou fornecedores ineficientes podem prejudicar sua empresa e trazer grandes prejuízos.
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Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
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