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Imagem de várias pessoas em um escritório observando estratégias de administração para o artigo sobre o just in time

Just in time: o que é, vantagens e exemplos

Just in Time, ou “no momento certo”, é uma filosofia aplicada em diversas indústrias, visando a fabricação de produtos conforme a demanda e a compra de matérias-primas no momento exato e entregar produtos de acordo com o prazo. Uma das vantagens mais evidentes desse método é a redução do estoque.

A seguir aprofundaremos sobre o Just in Time, como aplicá-lo, suas vantagens e desvantagens.

Qual a origem da metodologia Just In Time?

Com a Crise de 1929, o modelo de fabricação fordista perdeu sua credibilidade. Diante disso, os gestores da Toyota viram a necessidade de adotar um modelo de gestão que reduzisse o estoque de carros e diminuísse os custos em geral. 

Outro fator que favoreceu o surgimento do Just in Time foi a geografia do Japão, pois o país tem poucos recursos naturais, tornando a redução de desperdícios ainda mais crucial para o sucesso de uma empresa.

Com a implementação do Just In Time na Toyota, a empresa conseguiu otimizar a produção e reduzir os seus custos. O sucesso da metodologia foi tão grande que logo foi adotado por outras empresas do setor.

Como funciona o Just in Time?

Para implementar a metodologia Just in Time, o gestor precisa se ater a 5 pontos importantes, que são:

Tempo de preparação

Cada etapa do processo de produção precisa ser totalmente concluída para que a próxima se inicie.

Para isso, o gestor precisa ter controle do tempo de execução das tarefas de cada etapa de um projeto para assim identificar oportunidades de melhoria, visando a entrega dos produtos no menor tempo possível, sem perder a qualidade.

Mão de obra

É preciso ter funcionários capacitados a realizar as operações sob demanda, especialmente na indústria automotiva.

Layout

A fábrica precisa ser pensada com o objetivo de facilitar todo o processo de produção, desde a chegada dos insumos até a saída da mercadoria.

Qualidade

Nesta etapa, o gestor analisa meios de manter a qualidade do produto (ou até mesmo melhorar) enquanto reduz a exigência operacional. 

Para a metodologia Just In Time não basta ser ágil, é preciso entregar produtos de qualidade.

Fornecedores

Os fornecedores desempenham uma função muito importante no sucesso da implementação do Just In Time. 

É preciso contar com parceiros comerciais capazes de cumprir com a demanda de produtos requisitada. Para isso, a empresa deve construir bons relacionamentos com os fornecedores, de forma que entendam a logística da empresa e ofereçam o melhor serviço.

Objetivos do Just In Time

Os principais objetivos dessa filosofia são a redução de estoque e a diminuição de desperdícios. Além disso, há uma busca contínua por melhorias em cada etapa da produção, procurando sempre identificar problemas e meios de tornar a empresa mais eficiente.

De acordo com Shigeo Shingo, o fundador do sistema Toyota de produção, uma fábrica pode ter desperdícios de 7 maneiras, que são:

1 – Superprodução (produzir além do necessário)
2 – Transporte (transferência desnecessária de matéria-prima e produtos)
3 – Processamento (muitas etapas de processamento)
4 – Produção de produtos defeituosos (produtos desperdiçados por falta de cuidado)
5 – Estoque (tempo de preparo elevado)
6 – Movimentação (esforço desnecessário por parte da mão de obra e robôs)
7 – Espera (demora para seguir para a próxima etapa da produção).

Dessa forma, cabe ao gestor pensar e implementar melhorias para que a empresa reduza ao máximo possível todo e qualquer desperdício.

Vantagens do Just In Time

Gestão de estoque otimizada

Uma das vantagens do método de produção Just In Time é a redução do estoque da empresa, evitando que os produtos fiquem encalhados e a empresa precise de um grande espaço para guardá-los.

Ter um estoque reduzido diminui os custos com armazenamento e mão de obra para gerenciá-lo.

Redução de desperdícios

A abordagem empregada pelo Just In Time ajuda a empresa a evitar a superprodução, utilizando matéria-prima, mão de obra e espaço o suficiente apenas para atender os pedidos dos clientes.

Por não fornecer muitos produtos de uma vez só, o desperdício é reduzido em toda a cadeia de produção.

Otimização da produção

Ao realizar a produção pensando na demanda dos clientes, é mais fácil para a empresa otimizar a produção e operar de acordo com os pedidos previstos.

Pela previsibilidade da produção, os processos são mapeados e pré-definidos, o que facilita a execução. Além disso, é possível analisar o desempenho da empresa e propor melhorias.

Padronização de processos

Por padronizar todo processo de produção, fica mais claro para todos os colaboradores da empresa as tarefas a serem executadas e o controle do processo de fabricação se torna mais fácil.

A padronização também ajuda a realizar alterações em casos de mudanças no mercado de atuação e nas necessidades dos clientes.

Desvantagens do Just In Time

É preciso ter uma demanda previsível

Não é recomendado o uso dessa metodologia em setores com demanda oscilante ou com pouca previsibilidade, pois é preciso ter estoque disponível em casos de imprevistos.

A falta de material diante de uma mudança pode parar a produção e prejudicar as contas da empresa.

Dependência de fornecedores

É preciso contar com o comprometimento dos fornecedores para realizar a entrega dos produtos no momento combinado.

Casos em que o fornecedor atrasa suas entregas ou traz produtos errados podem prejudicar toda a cadeia de produção.

Conclusão

A metodologia Just In Time é excelente para a redução de estoque  e custos e para a administração de processos de uma empresa, especialmente do setor automobilístico, têxtil e da área de tecnologia. Entretanto, o gestor precisa analisar o mercado em que atua, pois segmentos com demanda oscilante ou fornecedores ineficientes podem prejudicar sua empresa e trazer grandes prejuízos.

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Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

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