LF Idiomas

FOMO, FOBO E JOMO: conheça as expressões que surgiram na era digital

Com a popularização dos smartphones ao redor do mundo, a quantidade de informações recebidas diariamente aumentou, assim como as opções de distração nas redes sociais.

Diante desta realidade, muitos se sentem pressionados a estarem conectados e informados sobre tudo o que acontece. Tal quadro se agrava diante da facilidade de conexão proporcionada pelos dispositivos móveis.

Com isso, muitos termos têm sido criados para descrever os comportamentos típicos das pessoas em relação à internet, sendo FOMO, FOBO e JOMO os mais comuns.

Entenda a seguir o que significa cada sigla e descubra qual é o seu comportamento com as redes sociais.

FOMO, FOBO E JOMO – Significados

FOMO – “Fear of Missing Out”

FOMO é provavelmente o acrônimo mais conhecido entre os três. Pode ser traduzido como “medo de ficar por fora”. 

Trata-se do comportamento de muitas pessoas que, diante da excessiva quantidade de informações, temem perder alguma notícia que consideram de suma importância. 

Uma pessoa com o comportamento FOMO tende a ficar ansiosa se fica muito tempo em um local sem wi-fi ou sinal de rede. 

É provável que assim que se conectar à internet, gastará uma grande quantidade de tempo navegando na rede e procurando conteúdos que muitas vezes não são relevantes.

De maneira resumida, uma pessoa com FOMO fica ansiosa ao ficar muito tempo longe da tecnologia, muitas vezes em ocasiões que são necessárias.

A sigla foi criada nos anos 2000 pelo estrategista de Marketing Dan Herman e fomentada pelos pesquisadores Patrick McGinnis e Andrew Przybylski.

Sintomas de FOMO

  • Passar muito tempo nas redes sociais;
  • Grande necessidade de publicar tudo o que faz nas mídias sociais;
  • Dificuldade em se desconectar da internet por muito tempo, olhando o celular muitas vezes sem necessidade;
  • Sentimento de ter uma vida menos estimulante e satisfatória que colegas e amigos;

FOBO – “Fear of Better Options”

É o medo de ter melhores opções, ocasionando a dificuldade de tomar decisões, pois sempre parece existir uma oportunidade melhor. 

Uma pessoa com o comportamento FOBO frequentemente terá em sua mente frases iniciadas com: “e se…”

O FOBO pode ocorrer tanto na vida profissional quanto pessoal.

A escolha de uma refeição pode levar mais tempo que o normal pela quantidade de estabelecimentos disponíveis, pois existe a possibilidade de ficar insatisfeito ao pensar que teria uma opção mais interessante.

Sintomas de FOBO

  • Ansiedade ao ter que tomar uma decisão, por menor que seja;
  • Insegurança;
  • Cancelar compromissos no último minuto, por preferir outra opção;
  • Viver sempre no “talvez”;
  • Dificuldade de iniciar e terminar planos.

JOMO – “Joy of Missing Out”

Em tradução livre significa “a alegria em ficar por fora”. É o antônimo de FOMO. 

O termo surgiu a partir da tendência de muitas pessoas de se conscientizar dos malefícios do excesso de tempo em frente às telas, como aumento dos quadros de ansiedade e depressão.

Aqueles com o comportamento JOMO tendem a ser mais seletivos em relação ao conteúdo e informação que consomem. 

Uma atitude comum de muitos indivíduos que adotam o JOMO é tirar um tempo para realizar um “detox” digital e repensar sua relação com as mídias sociais.

Sintomas de JOMO

  • Ficar desconectado da internet sem sintomas de ansiedade;
  • Checar e-mails apenas quando é necessário;
  • Estabelecimento de prioridades: o indivíduo tende a gerir o tempo melhor;
  • Uso consciente das redes sociais;
  • Saber dizer não: reconhecer que é desnecessário estar presente em todos os eventos e convites.

Conclusão

Neste artigo apresentamos os acrônimos FOMO, FOBO e JOMO. Além disso, explicamos os seus significados e as principais características de indivíduos que adotaram determinado comportamento.

E você? Qual é a sua relação com o mundo digital?

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

One Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale com um especialista
1
Olá.
Como podemos ajudar?