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Imagem para o artigo sobre o ciclo de kolb.

Ciclo de Kolb: como aprender com suas experiências

De maneira geral, cada pessoa tem um estilo de aprendizagem predominante. Enquanto alguns são mais teóricos, outros preferem aplicações práticas para absorver o que aprenderam.

Nos estudos durante a vida adulta, seja em uma pós-graduação, aprendizado de um idioma ou em um treinamento corporativo, não é diferente. 

Há diferentes teorias e classificações dos estilos de aprendizagem. Uma das mais conhecidas é o Ciclo de Kolb.

Entenda a seguir sobre o processo do Ciclo de Kolb, como funciona e suas etapas.

O que é o Ciclo de Kolb?

Trata-se de um método de aprendizagem desenvolvido nos anos 80 por David Kolb, envolvendo a interiorização de conhecimentos através da experiência.

O autor defende que as pessoas podem obter excelentes aprendizados com base em suas atividades na prática e análises críticas de suas ações.

É uma forma de aprendizagem muito utilizada no ensino de adultos, especialmente no contexto corporativo.

Ciclo de kolb – como funciona

A aprendizagem com base na experiência é baseada em um ciclo contínuo de quatro estágios, que são: 

  • Experiência concreta;
  • Observação reflexiva;
  • Conceitualização abstrata;
  • Experimentação ativa.

Veja a seguir cada uma dessas etapas. 

Etapas do Ciclo de Kolb

Experiência concreta (agir)

É o primeiro estágio da aprendizagem. Está relacionado aos momentos em que alguém vivencia uma nova situação, não só na vida pessoal, mas em todos os âmbitos do seu cotidiano.

Veja um exemplo: Paula é uma profissional de RH, que assumirá um cargo de liderança no setor. Trata-se de um novo desafio para ela, o que pode deixá-la apreensiva. 

Como as experiências se transformam em aprendizado? É o que acontece no passo a seguir.

Observação reflexiva (refletir)

A cada nova experiência, um indivíduo pode escolher refletir sobre aquele momento ou simplesmente seguir adiante. A reflexão, porém, gera a oportunidade da construção de um novo aprendizado.

Seguindo o exemplo citado anteriormente, assumindo o cargo de liderança, Paula, inicialmente, pode vir a cometer alguns erros. Entretanto, é possível que a profissional reflita de forma mais aprofundada, ou analítica, sobre cada falha cometida a fim de buscar mais compreensão ou novas ideias. 

Conceitualização abstrata (conceitualizar)

A conceitualização é a etapa em que o indivíduo analisa a situação em que viveu e propõe melhorias para o futuro.

Vamos abordar a situação da líder Paula para entender essa etapa. 

Suponha que ela tenha refletido (etapa anterior) e percebido que falhou na comunicação com os seus então subordinados. A partir disso, Paula pode mudar a maneira de se expressar, adotando uma comunicação não violenta, por exemplo. Dessa forma, poderá agir de maneira distinta quando tiver outra oportunidade.

Experimentação ativa (aplicar)

É na última etapa em que o indivíduo coloca o que aprendeu em prática.

No caso da Paula, é o momento de mudar sua forma de se comunicar e ser mais assertiva na hora de se expressar. 

Dessa forma, o profissional se desenvolve e aperfeiçoa uma competência, contribuindo para o seu desenvolvimento.

Os estilos de aprendizagem

Assimilador

É o estilo de aprendizado de pessoas que gostam de trabalhar com dados e organizá-los de maneira integrada. As pessoas com perfil assimilador têm habilidades de conceitualização e reflexão mais desenvolvidas.

Divergente

Quem tem o perfil divergente tende a ser criativo, pois são bons em gerar novas ideias e soluções para uma determinada situação. São pessoas com habilidades de conceitualização e experimentação ativa bem desenvolvidas.

Convergente

São pessoas com um perfil mais prático, preferindo situações que envolvam a solução de problemas e a tomada de decisões estratégicas. Pessoas com perfil convergente têm como habilidades dominantes a observação reflexiva e a experiência concreta.

Acomodador

São pessoas que gostam de experimentar novos desafios e adquirir novas experiências. Quem tem o perfil acomodador possui como habilidades dominantes a experiência concreta e a experimentação ativa.

Conclusão

Neste artigo abordamos como aprender com suas experiências por meio do Ciclo de Kolb e os estilos de aprendizagem experiencial. 

O Ciclo de Kolb mostra que a aprendizagem precisa ser vivida, analisada e desenvolvida em novas ações. Dessa forma, qualquer conteúdo que seja aprendido deve ter não só a teoria, mas formas de colocá-lo em prática no dia a dia.

Acesse o nosso blog e confira dicas de aprendizado e desenvolvimento profissional.

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