LF Idiomas

imagem para o artigo sobre skimming e scanning

Skimming e scanning: como ler textos em inglês

Skimming e scanning são técnicas de leitura para facilitar a compreensão de textos na língua inglesa e na nossa língua materna, de forma que consigamos otimizar nosso tempo na hora de interpretá-los. Ambos os métodos são amplamente utilizados para buscar informações específicas em um livro, jornal, website, entre outros. Além disso, ajudam os estudantes que estão fazendo um vestibular ou uma prova de certificação, pois o tempo de realização desses exames é limitado. 

Hoje explicaremos o que são as técnicas de leitura skimming e scanning, como e quando utilizá-las. 

O que é skimming?

A leitura rápida (skimming) permite ter uma compreensão geral do texto, sem ater a detalhes. Com essa técnica, podemos encontrar as informações mais importantes contidas no texto. 

Ao utilizar o skimming, devemos prestar a atenção na construção da escrita, como o título, subtítulo, cognatos e falsos cognatos, assim como os elementos não-verbais (gráficos, tabelas, anúncios) de um texto. A identificação e classificação dessas estruturas auxiliarão o estudante a ter uma compreensão global sobre o texto em questão. Além disso, é comum a leitura do primeiro e segundo parágrafo, lendo apenas a primeira frase nos demais.

Para melhor aproveitamento dessa técnica, é essencial ter conhecimento prévio da língua inglesa, principalmente de vocabulário.

Costumamos utilizar o método skimming quando estamos folheando revistas ou jornais enquanto esperamos o dentista.

O que é Scanning?

Scanning é uma forma de leitura objetiva, usada para buscar informações específicas em um texto, como uma data ou dado estatístico, sem que para isso seja necessário ler palavra por palavra. Ao utilizar esse método, nossos olhos agem como um scanner, procurando alguns termos em destaque, como palavras sublinhadas, em negrito, itálico, numerada, assim como alterações no tamanho e fonte de determinada palavra.

O Scanning é usado quando procuramos palavras no dicionário até que encontremos o termo o qual não sabemos o significado.

Skimming e scanning: quando devo utilizá-los?

Apesar do skimming trazer informações rápidas a respeito de um texto, não é recomendado utilizá-lo em todas as suas futuras leituras. Entretanto, há algumas situações em que essa técnica é essencial.

  • Na hora de decidir se você precisa ler algum material para pesquisa;
  • Fazer uma revisão de um conteúdo já lido;
  • Quando precisamos ler um texto, mas não temos tanto tempo;
  • Você precisa apenas dos principais pontos do texto.

Quanto ao scanning, usamos quando precisamos de uma informação específica, atuando de maneira semelhante à função ctrl+f do computador. Essa técnica é recomendada em algumas situações:

  • Para encontrar dados, como datas e números de telefone;
  • Ao procurar por preços em um catálogo;
  • Quando uma questão da prova pergunta algo específico, como lugares ou tempo.

Skimming e scanning: Tabela de comparação

Para facilitar a compreensão, elaboramos uma tabela comparando ambos os métodos de leitura.

Comparação Skimming Scanning
Significado Leitura rápida. Leitura objetiva.
Objetivo Informações principais do texto no menor tempo possível. Procurar por informações específicas.
Familiaridade O leitor não conhece o texto. O leitor sabe o que está procurando.
Método de leitura Análise da construção do texto, leitura completa do primeiro e último parágrafo. Busca por termos em destaques, sublinhados, em negrito e itálico. Números também são procurados.

Conclusão

Com a correria do dia a dia, nem sempre podemos realizar uma leitura minuciosa. Quando o nosso tempo é limitado, o uso de skimming e scanning é essencial, pois conseguimos encontrar o que procuramos em um texto rapidamente, algo importante em exames, pois é necessário responder todas as questões e preencher o gabarito.

Entretanto, é essencial que você saiba o básico de inglês para que os métodos tenham maior efetividade. Se você deseja aprender inglês, entre em contato conosco, temos o curso ideal para você atingir o seu objetivo. 

 

Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale com um especialista
1
Olá.
Como podemos ajudar?