Estilos de aprendizagem: descubra qual é o seu
Os estilos de aprendizagem são as formas utilizadas por uma pessoa para estudar algo, como uma língua estrangeira, por exemplo. De maneira geral, tendemos a ter facilidade com alguns estilos e não gostar de outros.
Você já perguntou a si mesmo de qual forma você aprende melhor? É pela leitura? Assistindo vídeos? Fazendo resumos? Questões como essas podem ser norteadoras e ajudar a descobrir como você pode estudar de maneira proveitosa.
Veja a seguir duas teorias sobre os estilos de aprendizagem e descubra em qual categoria você se encaixa mais.
Os estilos de aprendizagem
VARK – Visual, Auditory, Reading and Kinesthetic
VARK é um acrônimo em inglês que designa quatro estilos de aprendizagem: visual (visual), auditivo (auditory), leitura/escrita (Reading/writing) e cinestésico (kinesthetic).
Desenvolvida pelos pesquisadores Neil Fleming e Colleen Mills, é uma técnica desenvolvida para identificar qual modo de aprender você se identifica mais, com as seguintes subdivisões:
Visual
Estudantes com esse estilo de aprendizado tem facilidade em assimilar informações por meio de gráficos, slides, figuras, infográficos e pinturas, por exemplo.
Além de aprender de maneira visual, a comunicação também tende a ser realizada de maneira gráfica, utilizando elementos visuais para montar uma linha de argumentação.
Para o estudante de línguas estrangeiras com esse perfil, é interessante utilizar o sistema de repetição espaçada para aprender vocabulário, usando fotos e a palavra na língua alvo. Além disso, vale a pena salvar dicas e gráficos de algumas redes sociais, como o Pinterest.
Auditiva
Pessoas com a habilidade auditiva bem desenvolvida costumam aprender por meio da escuta. Geralmente são indivíduos que gostam de ouvir aulas expositivas, músicas e podcasts.
Estudantes com esse estilo de aprendizagem tendem a perguntar, falar e repetir as informações para memorizá-las, de forma que as ideias sejam expostas antes de passar por uma análise e reflexão.
Aqueles com perfil auditivo podem se beneficiar grandemente do estudo através de vídeos, como os presentes no Youtube, músicas em uma língua estrangeira e até mesmo por podcasts sobre o tema. Repetir em voz alta também é uma excelente maneira de assimilar conteúdo.
Leitura
Muitos defendem que essa categoria deva ser incluída junto ao estilo visual, porém outros acreditam que essa forma de estudo é diferente por se focar em conteúdos escritos.
Perfil com facilidade de leitura e transmissão de ideias por meio de redações.
É comum que essas pessoas tenham afinidade com o estudo através de livros, artigos, dicionários, textos on-line, listas, além de ser comum anotar tudo o que considerar relevante.
Para quem está aprendendo uma língua estrangeira, vale a pena ler livros como graded readers ou até mesmo acessar sites de notícias, pois são acessíveis a qualquer pessoa com acesso à internet e a um smartphone.
Cinestésico
Estudantes com perfil cinestésico tem facilidade de aprender algo por meio da prática, procurando por estímulos externos para a fixação do conteúdo. Simulações, demonstrações e métodos lúdicos atraem o interesse de pessoas com esse estilo de aprendizagem.
De maneira geral, experiências em laboratórios, encenações ou atividades esportivas são de grande interesse dessas pessoas.
Pessoas com esse perfil que estejam aprendendo um idioma podem se interessar em conhecer falantes nativos e trocar ideias através de aplicativos. Além disso, o ensino gamificado, como o Duolingo, por exemplo, é uma ferramenta aliada desse tipo de estudante.
Teoria Kolb
Desenvolvida a partir dos estudos de David Kolb, este conceito parte da ideia que o aprendizado do indivíduo é feito conforme a própria percepção e processamento da realidade. As divisões ocorrem da seguinte forma:
Adaptadores ou acomodadores
Os adaptadores são pessoas que gostam de partir para a ação. Geralmente gostam de trabalhar com pessoas, assumir riscos e são adaptáveis. É um perfil frequente em profissionais do ramo de vendas.
Alunos com esse perfil de aprendizagem podem aprender uma língua estrangeira de maneira proveitosa por meio de atividades gamificadas e práticas, além de gostarem de praticar a conversação.
Assimiladores
Diferente dos adaptadores, esse perfil prefere trabalhar com teorias e deixar a parte prática em segundo plano. São pessoas mais solitárias, com interesse pela análise e resolução de problemas. Não é incomum se destacarem nas áreas da matemática e ciências.
Em uma empresa, é comum trabalharem no departamento de pesquisa e planejamento.
Assimiladores se darão bem estudando um idioma por meio de leitura, palestras e conteúdos que falem de assuntos teóricos.
Divergentes
Categoria de pessoas com forte imaginação e criatividade. Tendem a gostar de trabalhar com pessoas, por ser um perfil empático e espirituoso. Além disso, geralmente se dão bem trabalhando em grupo e aprendendo por meio da observação.
Em uma empresa, tendem a trabalhar em funções que necessitem de criatividade.
Os estudantes de línguas estrangeiras com perfil divergente terão uma boa experiência de ensino com uma metodologia que abordem temas de arte e cultura, além de atividades que estimulem a busca pelo conhecimento.
Convergentes
Diferente dos divergentes, esse perfil precisa da prática para a realização e solução de problemas. Apreciam a tomada de decisão e a resolução de problemas. Como ponto fraco, tendem a se perderem diante de várias alternativas.
Geralmente assumem tarefas técnicas, sendo um perfil comum em pessoas que optam pela carreira de engenharia.
São alunos que se dão bem trabalhando e estudando sozinhos, tornando as aulas particulares interessantes uma excelente opção. Fluxogramas e tabelas são ferramentas que auxiliam a assimilar o conteúdo aprendido.
Conclusão
Como podemos imaginar, há pessoas com um determinado estilo de aprendizagem mais acentuado, entretanto, o mais comum é termos um pouco de cada forma de estudo, ainda que nos adaptemos melhor com um deles.
Aprenda uma nova língua com o LF Idiomas
Valorizamos a experiência de ensino dos nossos estudantes. Dessa forma, temos como diferencial a personalização dos nossos cursos, com um plano de aula e professores escolhidos de acordo com o seu perfil, tornando o seu aprendizado natural e rápido. Para mais informações, entre em contato conosco, teremos o prazer em atendê-lo.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário