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Imagem para o artigo sobre como se preparar para uma entrevista em inglês.

7 dicas para se preparar para uma entrevista de emprego em inglês

Participar de uma entrevista não é uma tarefa fácil. Mesmo na nossa língua materna tendemos a ficar ansiosos, nervosos e preocupados em como responder e passar uma boa impressão. Quando as perguntas são feitas em uma língua estrangeira, como o inglês, a situação se agrava, ainda que tenhamos um bom domínio do idioma.

Pensando nessa situação e nessas pessoas, elaboramos 7 dicas para se preparar para uma entrevista em inglês

1 – Seja pontual

A pontualidade é extremamente importante, não importa se a entrevista será realizada em inglês ou em português, seja on-line ou presencial. Chegar com antecedência demonstra que você é uma pessoa com uma boa administração do próprio tempo. Além disso, chegar atrasado pode aumentar o seu nervosismo, tornando a tarefa de responder perguntas em inglês ainda mais difícil.

2 – Saiba quais são as perguntas mais comuns e como respondê-las

De maneira geral, as entrevistas se iniciam com as apresentações. Logo após costumam ser feitos os primeiros questionamentos para conhecer sua trajetória profissional e também para saber mais sobre sua formação acadêmica. Geralmente, perguntas como tell me about yourself ou tell us about yourself (para falar sobre você) dão início à conversa. Entretanto, há outras questões que os recrutadores costumam fazer, como:

  • What is your educational background? (Qual é a sua formação acadêmica?);
  • What are your strengths and weaknesses? (Quais são seus pontos fortes e pontos fracos a melhorar?);
  • Why do you think you’re suited for this position? (Por que você se considera a pessoa certa para esse cargo?);
  • Why are you interested in this job? (Por que você está interessado nesta vaga?);
  • What do you do in your free time? (O que você faz no seu tempo livre?).

Saber o que significa cada pergunta e o porquê dessas questões serem feitas é essencial para ter uma entrevista bem-sucedida, pois evita cometer possíveis gafes e aumenta suas chances de conseguir a tão sonhada vaga.

Uma dica importante é sempre que possível simular uma entrevista de emprego com alguém da família ou amigo. Dessa forma, poderá lhe ajudar dando feedback não só das respostas, mas também da linguagem corporal, vícios de linguagem e até mesmo postura, aspectos que muitas vezes são ignorados, mas que são extremamente importantes.

3 – Estude sobre a empresa

Pesquise a história, o ramo em que atua e quais são a missão, a visão e os valores da companhia, pois muitos recrutadores costumam perguntar what do you know about the company? (O que você sabe sobre a empresa?). Além disso, saber sobre a empresa ajuda a responder outras perguntas, como: Why are you interested in this job? (Por que você está interessado no cargo?), já que cada lugar procura um candidato com um perfil específico. É interessante para os recrutadores que o candidato esteja alinhado com os valores da companhia.

4 – Conheça os jargões da sua profissão

Cada área possui seu próprio vocabulário técnico. Se você é um advogado, por exemplo, é interessante estudar o inglês jurídico, pois fará parte do seu dia a dia. Além disso, muitas dessas palavras são usadas exclusivamente em contextos profissionais. Uma dica é acompanhar blogs e sites que falem sobre sua profissão.

Para algumas profissões, como medicina, há algumas séries que podem ajudar a conhecer o vocabulário da profissão, como Grey’s Anatomy e ER – Plantão Médico. Dessa forma, você aprende inglês e ainda se diverte.

5 – Seja sincero quanto ao seu nível de inglês

É comum muitas pessoas colocarem no currículo que falam inglês fluentemente mesmo não sendo a verdade, seja por não ter consciência do nível de proficiência, seja para chamar a atenção dos recrutadores e aumentar as chances de conseguir uma entrevista, quem sabe a vaga.

É importante saber qual nível de inglês você tem e ser sincero na fase das entrevistas, pois se tiver que usar o idioma no dia a dia e não conseguir acompanhar reuniões, realizar telefonemas ou mandar e-mails, pode ser pior para você e para sua empresa, já que o inglês não será usado apenas na entrevista.

6 – Cuidado com os vícios de linguagem

Evite usar filler words constantemente, como so…, you know…, kind of…, eh…., oh…, pois tornam a sua fala cansativa, além de não passar credibilidade. Por isso é importante ensaiar com alguém, pois muitas vezes não percebemos que cometemos esses deslizes, já que os recrutadores não costumam falar para os candidatos.

Além disso, erros gramaticais também são levados em conta. Atente-se com os tempos verbais, preposições e o uso correto do vocabulário, pois mesmo que o inglês não seja sua língua nativa, é importante que você se comunique de maneira efetiva.

7 – Termine de maneira profissional

Do começo ao final, é importante manter uma boa postura em frente ao recrutador. Não deixe de perguntar quais são as próximas etapas da seleção, assim como a possível resposta do processo seletivo.

Além disso, não se esqueça de agradecer pela oportunidade, dizendo Thank you for your time, por exemplo.

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Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.

 

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