CEO, CFO, CIO, CCO – Conheça as principais siglas corporativas
Essas siglas são utilizadas no mundo corporativo. Por terem origem em abreviações da língua inglesa, muitas pessoas não sabem o que significam. Entretanto, saber do que tratam é essencial para profissionais de negócios e de RH.
Veja na sequência o artigo que criamos para acabar com essa confusão entre os termos e esclarecer as principais dúvidas.
CEO – Chief Executive Officer (Diretor Executivo, Presidente, Diretor Geral)
Essa é provavelmente a sigla mais conhecida, pois é m/uito recorrente em jornais. O CEO é o cargo mais alto de uma empresa, cabendo a ele a tomada de decisões estratégicas da organização, impactando os rumos das operações em todos os níveis.
Mark Zuckerberg, por exemplo, é o CEO do Facebook.
CFO – Chief Financial Officer (Diretor Financeiro)
A saúde financeira de uma empresa é essencial para mantê-la solvente e sustentável a médio e longo prazo. Para isso, o CFO atua para garantir que isso ocorra, pois é o responsável pelas finanças da empresa, controlando o orçamento e o fluxo de caixa, além de estabelecer metas de lucro e teto de gastos.
CIO – Chief Information Officer (Diretor de Tecnologia da Informação)
Em um mundo cada vez mais informatizado, ter alguém responsável pela estrutura tecnológica da empresa se torna uma necessidade.
Para garantir que a organização tenha os melhores recursos digitais, o CIO trabalha para implantar, dirigir e pesquisar tecnologias que otimizem os processos da empresa, ajudando a alcançar as metas estipuladas.
CTO – Chief Technology Officer – Diretor de Tecnologia
É o responsável pela criação e desenvolvimento de novas tecnologias. Apesar de parecer semelhante ao CIO, possui funções diferentes. É um cargo comum em empresas em que o core business (negócio principal) da empresa seja a venda de serviços e produtos digitais, enquanto o CIO atua na implementação de ferramentas para o uso interno.
CMO – Chief Marketing Officer (Diretor de Marketing)
É o responsável pelas estratégias mercadológicas da empresa. Mais do que comandar a propaganda da empresa, o CMO é responsável por pesquisar oportunidades de mercado e criar estratégias para atrair e reter clientes para a empresa. É um cargo que exige muitos conhecimentos sobre o mercado em que a organização atua.
COO – Chief Operating Officer (Diretor de Operações)
O Diretor de Operações é o responsável pelas atividades principais da empresa, como a fabricação, preparação e distribuição do produto. Dessa forma, tem que lidar com a logística, compras de insumos, transportes, etc.
Em muitas empresas, o COO é considerado o braço direito do CEO, pois lida com o produto principal da empresa. É comum que pessoas que exerçam esse cargo sejam promovidas a CEO.
CCO – Chief Communications Officer (Diretor de Comunicação)
O Diretor de Comunicação é o responsável pelas estratégias que visam trazer uma boa reputação para a empresa, pois ter uma boa imagem para os clientes aumenta as vendas. Dessa forma, o CCO cuida das estratégias que tragam visibilidade para a companhia, como a atuação nas redes sociais, a participação e o patrocínio de eventos.
CLO – Chief Legal Officer (Diretor Jurídico)
Cabe ao Diretor Jurídico garantir que as atividades da empresa estejam de acordo com as normas jurídicas locais. Atua orientando os demais em relação às questões legais, defendendo a empresa em processos e garantindo que a organização siga as estruturas legais durante suas operações.
CHRO – Chief of Human Resources Officer (Diretor de Recursos Humanos)
É o responsável pela gestão dos colaboradores da empresa. Esse profissional cuida da gestão de pessoas, processo de seleção, assim como a política de salários, benefícios e de plano de carreira na empresa.
CRO – Chief Risk Officer (Diretor de Riscos)
Em uma realidade que temos uma pandemia ocorrendo, um diretor de riscos é um cargo de grande importância. Esse profissional é o responsável por analisar os possíveis riscos do negócio e tomar decisões com objetivo de reduzir possíveis ameaças aos negócios.
Essas foram as principais abreviações corporativas da língua inglesa. Se você deseja desenvolver suas habilidades em Business English, entre em contato conosco. O LF Idiomas pode te ajudar aprendendo inglês, podendo ser a chave que abrirá portas para novos rumos profissionais.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
2 Comments
Material muito bom mesmo
Que bom que gostou! Continue estudando. 😉