Business English: 25 termos do mundo dos negócios
No inglês para negócios, ou Business English, há algumas expressões que são comumente utilizadas por diversos profissionais. Mesmo que o vocabulário varie de acordo com o setor da empresa, existem alguns termos e abreviações que são utilizados com frequência em um contexto corporativo, como em reuniões, por exemplo.
Neste artigo abordaremos expressões que um profissional de negócios precisa saber. Apesar disso, é importante enfatizar que o estudante de inglês para negócios deve sempre pesquisar termos da sua área, pois um profissional da saúde precisa utilizar algumas palavras que não são comuns para quem é de marketing, por exemplo.
Expressões de Business English que você precisa saber
Briefing
São as informações e dados necessários para a realização de um projeto. É utilizado como base para o planejamento e execução de tarefas.
Brainstorming
Se formos traduzir de maneira literal, brainstorming significa tempestade de cérebro. Utilizamos esse termo para reuniões em que as pessoas se reúnem para propor e explorar ideias ao iniciar um projeto ou solucionar um problema.
B2B – Business to Business
São os negócios que tem como foco vender ou prestar serviços para empresas. Uma companhia que oferece softwares para supermercados é uma empresa B2B.
B2C – Business to Consumer
São empresas que têm como público-alvo o consumidor final. É o modelo de empresa mais conhecido, como as Casas Bahia.
B2E – Business to Employee
É uma modalidade na qual as empresas oferecem produtos ou serviços para funcionários, geralmente com preços menores ou condições de pagamento diferenciadas. Um exemplo de companhia que utiliza o B2E é a Unilever.
Budget
Orçamento, em português. É o valor que a empresa dispõe para a realização de um projeto.
CEO – Chief Executive Officer
É o Diretor Executivo, Presidente, ou o Diretor Geral de uma empresa. Pessoas nesse cargo são responsáveis pela tomada de decisões estratégicas que definirão o futuro da companhia. É uma das siglas corporativas em inglês mais conhecidas.
Job
Termo muito utilizado por freelancers e profissionais de marketing e publicidade para designar o trabalho solicitado por um cliente.
Mailing
Mailing, ou “Mailing list” é a lista de contato de e-mails que uma empresa possui, geralmente composta por clientes potenciais e atuais.
Multi-task
É a habilidade de executar mais de uma atividade simultaneamente.
Know-how
Trata-se do conjunto de habilidades e conhecimentos para colocar algo em prática. Empresários costumam utilizar esse termo para falar se uma pessoa “tem know-how” de uma empresa ou ramo, ou seja, se ela sabe quais são as regulamentações para ter uma companhia e lucrar com ela.
Networking
Rede de contatos. São as pessoas que você conhece e que podem te auxiliar no meio profissional, seja com a realização de serviços ou até mesmo para criar e encontrar oportunidades.
Deadline
Data de entrega de algum projeto ou trabalho. Pode ser traduzido como prazo.
Feedback
Feedback pode ser definido como a avaliação dada a respeito dos resultados obtidos em determinada atividade. É uma crítica construtiva sobre o desempenho de um profissional, seja na realização das tarefas, no comportamento ou até mesmo suas atitudes durante um projeto.
Target
Objetivos e público-alvo que a empresa deseja atingir com uma ação e projeto.
Core Business
É a atividade principal da empresa. É o que uma organização sabe fazer de melhor. O Core Business da Coca-Cola, por exemplo, é a venda e produção de bebidas.
Market Share
Geralmente apresentado com uma porcentagem, o Market Share é a participação e relevância de uma empresa no mercado em que ela atua. Companhias que atuam em segmentos monopolistas ou oligopolistas, como o serviço de telecomunicações, geralmente possuem market share alto.
Stakeholders
Trata-se de todas as pessoas que podem ser afetadas ou atingidas por um projeto realizado pela empresa. É um termo muito utilizado nas áreas de comunicação, administração e TI, pois os stakeholders são parte essencial para o planejamento de estratégias.
Turnover
É a rotatividade uma empresa, ou seja, o fluxo de entrada e saída médio de pessoas. O uso de turnover é comum entre profissionais de Recursos Humanos (RH)
Workaholic
Termo utilizado para pessoas viciadas em trabalho, comparado a um vício,
Endomarketing
São as ações de marketing focadas nos funcionários da empresa. Tem como objetivo melhorar a imagem da empresa, reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos colaboradores.
Gap
Em inglês, gap significa vão, mas pode ser usado para falar de algo que precisa ser resolvido ou feito. Uma empresa com gap tecnológico, por exemplo, precisa melhorar a parte de tecnologia da informação, ou até mesmo implementar novas tecnologias.
Headhunter
Em Business English, headhunter é usado para falar de pessoas ou empresas especializadas no recrutamento de profissionais talentosos e de alto desempenho.
Follow up
Acompanhamento de determinadas tarefas. É comumente utilizado em vendas para falar das tarefas executadas para a analisar a relação estabelecida entre cliente e empresa.
Commodities
Originalmente, commodities significa mercadorias, entretanto, o termo é empregado para produtos que são matéria-prima, como laranja, petróleo e milho. O Brasil é um grande exportador de commodities.
Conclusão
Essas foram as 25 expressões utilizadas com frequência em business English. É válido notar que muitas vezes estão presentes no dia a dia do profissional de negócios brasileiros.
Para mais dicas de inglês e outros idiomas, acesse o nosso blog, publicamos conteúdo para ajudar estudantes a aprender uma nova língua.ç
Se você tiver alguma dificuldade nos seus estudos, lembre-se que o LF Idiomas está aqui para te ajudar, possibilitando o ensino de inglês de maneira personalizada e de onde estiver.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário