9 dicas para aumentar o vocabulário em Inglês
Vocabulário é algo que adquirimos durante a vida toda. Mesmo na nossa língua materna, há milhares de palavras que não sabemos o significado e podemos em algum momento ouvir ou ler e não saber do que se trata. Consequentemente, acabamos recorrendo ao dicionário para descobrir o significado de determinado vocábulo.
Aprendendo uma língua estrangeira, o mesmo fenômeno é observado de forma mais nítida. Há diversas palavras que precisamos aprender para poder conversar ou escrever, garantindo assim a tão desejada comunicação.
Pensando na dificuldade que muitos estudantes têm em decorar palavras novas, trazemos 9 dicas de como você pode aumentar o vocabulário em inglês.
1. Comece pelo básico
Saudações, direções, preposições, cores e alguns verbos como ser, estar, comer e andar são palavras usadas diariamente, e imprescindíveis para compreender um texto, um diálogo e poder se comunicar, ainda que estejamos tratando de algo não tão complexo.
Como são usadas com muita frequência, a repetição torna a memorização muito mais fácil. Esses vocábulos funcionarão como apoio para aprender outros no futuro.
2. Traga o Inglês para o seu dia a dia
Pagar por um intercâmbio não é barato e nem todos podem bancar uma viagem para o exterior. Entretanto, por meio da tecnologia e da internet, você pode aumentar o vocabulário em inglês trazendo a língua para perto de você, seguindo algumas dicas:
- Sempre que puder, procure por músicas em inglês e sua tradução;
- Veja filmes com áudio e legenda em inglês;
- Altere a língua do seu celular para inglês… que tal aprender sobre o tempo na sua cidade em outro idioma?
- Mude o idioma do seu computador para inglês;
- Tudo que puder, pesquise em inglês.
O fato de muitos jogos antigos estarem disponíveis somente em inglês fez com que muitas pessoas passassem a aprender o idioma “na marra”, já que entender a língua era necessário para poder terminar todas as fases. Além dos jogos, os filmes e músicas também trazem vocabulário e possibilitam que nós vejamos como a língua é usada no dia a dia.
3. É possível aumentar o vocabulário em inglês com assuntos do seu interesse/profissão
Se você gosta de futebol, é muito mais interessante para você saber falar “na trave”, “escanteio”, “lateral”, do que para um chefe de cozinha. Se você gosta de esportes, também pode pesquisar por sites de notícias ou canais de televisão que falam apenas de esportes.
Caso você seja um profissional da saúde, por que não pesquisar sobre assuntos da sua profissão em inglês? Ao pesquisar sobre os assuntos que você gosta, o aprendizado se torna mais interessante.
4. Não foque somente na leitura, utilize o que você aprendeu de todas as maneiras
É importante desenvolver todas as habilidades de um idioma: a leitura (reading), a fala (speaking), a escrita (writing) e a escuta (listening). Infelizmente, muitos focam apenas na leitura e acabam tendo uma grande discrepância entre os níveis das habilidades, conseguindo entender muito bem o que leem e falar muito pouco. Por isso, sempre que puder, utilize as quatro competências:
- Escrevendo algumas frases utilizando a palavra que você aprendeu;
- Conversando com algum amigo em inglês;
- Vendo vídeos a respeito do novo vocábulo;
- Utilize todos os métodos mais de uma vez.
5. Varie os métodos de estudo
Há diversas maneiras de se aprender algo: por meio da leitura, aula expositiva ou exercícios, por exemplo. Variar o método é importante para o aprendizado se tornar mais interessante e também conhecer de qual maneira você aprende melhor.
“Nem todos se interessam por aula expositiva, há pessoas que preferem ler”.
Com o autoconhecimento adquirido, seu futuro aprendizado se tornará cada vez mais fácil e interessante. Tente identificar quais métodos funcionam melhor com você and go for it! (e vai fundo!).
6. Mantenha a frequência
É melhor estudar meia hora todos os dias do que 3 horas uma vez por semana. Manter a frequência auxilia na memorização, graças ao contato diário com a língua. É importante sempre lembrar: A repetição é a mãe do aprendizado.
Segundo o psicólogo Jeremy Dean autor do livro Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don’t, and How to Make Any Change Stick, concluiu que levamos cerca de 21 dias para adquirir um hábito. Faça esse plano com os seus estudos até se tornarem parte do seu dia a dia.
7. Ao atingir um certo nível, evite o uso da língua materna
Quando você aumentar o seu nível de conhecimento em inglês, a partir do intermediário, procure dicionários inglês-inglês e aprenda vocabulário usando imagens. O uso do português deve ser apenas em último caso: é importante aprender inglês através dele mesmo. Com isso, você utilizará mais a língua e evitará o uso de traduções mentais.
8. Você consegue aumentar o vocabulário em inglês procurando por palavras de origem comum
Com a globalização, o comércio e as culturas se aproximaram, tornando o mundo cada vez mais próximo. Esse intercâmbio comercial e cultural também se refletiu nos idiomas. Palavras como zombie (zumbi), mango (manga), flamingo (flamingo) e banana (banana), por exemplo, são palavras que possuem origem portuguesa/brasileira. São palavras similares e fáceis de memorizar.
Além disso, em inglês, assim como português, existem muitas palavras de origem latina e grega, como por exemplo: philosophy (filosofia), criterion (critério), telephone (telefone). Com seu conhecimento em português, você consegue descobrir algumas palavras.
9. Tenha paciência
Bebês passam os seus primeiros anos ouvindo pessoas falarem o tempo todo e mesmo assim demoram pelo menos um ano para dizer as primeiras palavras. É importante ter consciência que você não vai aumentar o vocabulário em inglês da maneira que deseja em apenas um ou dois meses, muito menos em uma semana, temos um limite do quanto a gente pode absorver durante um determinado período. Por isso, mantenha a frequência dos estudos e seja paciente, pois a construção do aprendizado não é feita da noite para o dia.
Por Philip Camanducci, no LF Idiomas desde 2016, é tradutor e professor de Inglês e Português para Estrangeiros há mais de 11 anos.
Deixe um comentário