6 dicas para melhorar a pronúncia em inglês
Um dos desafios dos estudantes de inglês é aprender a pronúncia da língua, pois há vários sons que não existem no português. Ter uma boa pronúncia é uma habilidade importante tanto para a escuta (listening) quanto para a fala (speaking), pois exigem uma comunicação rápida e espontânea, tarefa complicada para alunos iniciantes. Além de uma boa prática, a metodologia de estudo da pronúncia faz a diferença, podendo diminuir o tempo de aprendizado até dominar essa habilidade.
Para ajudar a melhorar suas competências na língua falada, o LF Idiomas separou 6 dicas para você desenvolver sua pronúncia em inglês.
1 – Habitue-se aos sons da língua
Para isso, recomendamos que você consuma o máximo de conteúdo em inglês, como músicas e séries, ou até mesmo podcasts. Além de ajudar a se acostumar com a língua falada, o estudante conseguirá responder perguntas com maior rapidez.
Portanto, aproveite a internet e acesse canais do Youtube, Netflix, entre outras plataformas.
2 – Falar ajuda a melhorar a pronúncia em inglês
Seguindo a máxima que a prática leva à perfeição, não tenha medo de utilizar suas habilidades em inglês, especialmente a fala. Por estarmos cercados de falantes de português, a oportunidade de falar outra língua é escassa para a maioria das pessoas. Por isso, sempre que puder, procure sempre falar inglês, seja em aula, para dar informações a um estrangeiro ou até para conversar com um amigo. Se não tiver ninguém por perto para conversar, você pode encontrar pessoas interessadas em praticar o speaking por meio de aplicativos.
3 – Pesquise sempre que puder
Encontrou uma palavra e não tem certeza da pronúncia correta? Você pode descobrir o significado utilizando os dicionários on-line, que disponibilizam áudio para auxiliar os estudantes, geralmente com a versão em inglês britânico e americano.
4 – Grave a si mesmo falando
Ouça parte de um discurso em inglês e repita com o gravador ligado. Logo após, escute e verifique quais são as palavras ou trechos que você teve maior dificuldade.
Esse exercício pode ser efetivo, pois ajuda a melhorar a sua autopercepção, pois você poderá analisar sua pronúncia, entonação e outras nuances que não são perceptíveis quando estamos conversando com alguém.
5 – Estude os pares mínimos
Pares mínimos ou minimal pairs, em inglês, são duas ou mais palavras que se diferenciam em apenas um som. Na língua portuguesa isso também ocorre, como no caso de bala e sala, por exemplo. Estudando os pares mínimos na língua inglesa você evitará a ambiguidade e aprenderá novos sons, melhorando sua pronúncia em inglês. No vídeo abaixo, do Canal Rachel’s English, há uma explicação de como pronunciar live (viver) e leave (sair), dificuldade comum de muitos estrangeiros.
6 – Leia em voz alta
Quando lemos em voz alta, aperfeiçoamos nossa leitura e também nossa fala, além de ajudar a conhecer quais são os pontos que precisamos melhorar.
O hábito de ler em voz alta não é comum mesmo em nossa língua materna. Entretanto, pode render bons frutos para o estudante de inglês.
Conclusão
Independente da sua dificuldade com a pronúncia em inglês, a prática se faz necessária, sendo recomendada a exposição à língua falada com frequência.
Se você estiver com dificuldades com a língua inglesa, não só na pronúncia, mas também em outros aspectos, como a gramática, nós do LF Idiomas podemos te ajudar. Com mais de 28 anos de experiência, você terá a possibilidade de aprimorar suas habilidades e atingir os seus objetivos com o idioma. Faremos o possível para trazer a melhor experiência de ensino para você. Deseja saber mais? Entre em contato conosco e aprenda inglês de forma efetiva.
Por Henrique Vidal Romano, produtor de conteúdo e analista de mídias sociais.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais:
Deixe um comentário